DENÚNCIA

Recebi uma denúncia que a Prefeitura de Novo Horizonte do Oeste, em Rondônia, estaria desviando o rio local e provocando o desmatamento para a construção de pontes na localidade (LH 144 sul, km 12). Os órgãos ambientais competentes receberão a cópia da deúncia que recebi, para que possam verificar a veracidade dos fatos. De longe, espero que tudo se resolva.

TJRS CONDENA POR CRIME AMBIENTAL

Comete crime contra a flora quem destrói e danifica floresta nativa considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente. Com esse entendimento, a 4ª Câmara Criminal do TJRS manteve, por unanimidade, decisão da Comarca de Arvorezinha que condenou Deoclécio Ferreira Pancotte a prestação de serviços à comunidade. De acordo com as provas do processo, sem licenciamento ambiental, Deoclécio destruiu e danificou em sua propriedade, mediante corte, 1,87 hectares de floresta nativa em formação, considerada de preservação permanente. Os crimes ocorreram em 2002, na Linha Coxilha Seca, em Itapuca/RS. O Desembargador Constantino Lisbôa de Azevedo, Relator, embasou o voto no artigo 38 da Lei dos Crimes Ambientais. Acrescentou ainda que a proteção das florestas justifica-se em face dos serviços ecológicos ou ambientais que apresentam, como armazenamento de carbono, manutenção do sistema hidrológico e climatológico, auxílio no impedimento da propagação do fogo, constituir-se como habitat para moradia, reprodução e fornecimento de alimento à fauna, controle de erosão e reserva natural dos recursos genéticos, dentre outros. Para o magistrado, a condenação era inevitável, não havendo nada a ser modificado na sentença. Proc. 70028444396 (com informações TJRS)

URSO AMAZÔNICO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

O Blog Pense Verde avisa: o único urso da América do Sul, o simpático urso-de-óculos, está ameaçado de extinção pelo desmatamento na Amazônia. Cientistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgaram um estudo que denuncia a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006. Dez delas na parte brasileira da Amazônia. Outras 644 espécies teriam entrado na lista de animais e plantas ameaçadas de extinção pelo avanço das derrubadas, entre elas o urso que vive na porção andina da floresta. O urso de óculos é a segunda espécie de ursídeos mais vulnerável do mundo. Ele só perde em vulnerabilidade para o panda gigante da China, por isso é considerado o panda da Amazônia. Além de ameaçado pelas ações humanas, o urso-de-óculos guarda outras semelhanças com o primo chinês. Ele também se alimenta de brotos de bambu e bromélias. A sua pelagem tem um padrão de cores inversa a do panda. Ele tem grandes manchas brancas sobre os seus olhos, que contrastam com o negro de seu corpo. Esses animais são encontrados livres na natureza em raras regiões da Amazônia, como o Parque Nacional do Manu, a Reserva Nacional Tambopata e o Parque Nacional Bahuaja-Sonene, no Peru. Um dos problemas da espécie é que além de viver em uma região de risco, esses animais são muito dóceis ao contato com os homens. Fato que facilita a ação de caçadores em frentes de derrubadas. No Brasil, o zoológico de São Carlos conseguiu fazer a reprodução do urso-de-óculos em cativeiro. Caso a destruição da Amazônia não seja controlada, essa pode ser a única esperança de sobrevivência da espécie.

VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO DOS SINOS

Não é crível que isso esteja acontecendo novamente com o já castigado Rio dos Sinos. Mas a Equipe de Emergência Ambiental da FEPAM, atendeu ocorrência ambiental causada por um vazamento de óleo da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), atingindo os arroios Guajuviras e Sapuciaia e o rio dos Sinos, na divisa entre Canoas e Esteio. A origem do vazamento já foi controlada. Conforme os técnicos da FEPAM, o produto é uma mistura de diversos resíduos do processo de refino do petróleo. O Seamb foi acionado pela Prefeitura Municipal de Canoas às 9 horas desta sexta-feira, que detectou o óleo no arroio, chegando ao local meia hora depois. O problema ocorreu após o vazamento de resíduos oleosos que são direcionados para uma estação de tratamento de efluentes localizada dentro da refinaria. O líquido atingiu primeiramente um cano de esgoto pluvial, por onde escorreu até o arroio Guajuviras, que passa dentro da Refap e deságua no arroio Sapucaia, atingindo então o rio dos Sinos. Os técnicos da FEPAM sobrevoaram a região por volta do meio-dia e constataram a presença do óleo no rio dos Sinos e retornaram à Refap que colocasse barreiras externas para conter o avanço do produto, bem como solicitaram melhorias no controle e fiscalização da refinaria. Ainda não há como dimensionar a quantidade de óleo que vazou, tendo em vista que o acidente começou por volta das cinco horas da manhã e só foi estabilizado no início da tarde Ainda há risco de alguma determinada quantidade de óleo que tenha se acumulado no encamento do esgoto chegar até os arroios, principalmente se chover. De acordo com informações de ZH, é a terceira vez em um ano e meio que a empresa será autuada por dano ambiental desta natureza. Os técnicos da FEPAM que vistoriaram o local indicaram que a empresa não agiu com celeridade na contenção do dano, o fez com deficiência e que a comunicação da ocorrência foi tardia. Lamentável.

ANTÁRTIDA E O AQUECIMENTO GLOBAL

Apesar do ceticismo de alguns, e da defesa de outros, o aquecimento global pode estar provocando cada vez mais fenômenos da natureza. A Antártida, por exemplo, perdeu mais 3,5 mil quilômetros quadrados de gelo, depois que um bloco com tamanho equivalente ao Hawaii, começou a se desprender da Plataforma de Wilkins, na Península Antártica.A informação foi divulgada ontem na Espanha pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). O bloco – que corresponde a 25% da plataforma, com um total de 14 mil quilômetros quadrados – se fragmentou em icebergs gigantes, que se espalharam pelo Oceano Glacial Antártico. Uma equipe de pesquisadores do CSIC analisa desde domingo, a bordo de uma embarcação de pesquisa oceanográfica, o impacto do fenômeno sobre o ecossistema do Mar de Bellingshausen. Segundo os cientistas, o desprendimento e a fragmentação do enorme bloco de gelo produzirão um consequente aumento do nível do mar.A temperatura da água, dizem eles, está excepcionalmente quente nesta região. Nos últimos 50 anos, a Península Antártica experimentou o maior aumento de temperatura registrado no planeta: 0,5ºC por década. Assim, a expectativa é de que toda a Plataforma de Wilkins se desprenda em breve. O colapso iminente é previsto há cerca de um ano, quando a ponte de gelo que unia a plataforma ao continente começou a derreter rapidamente. Também ontem, um relatório do Banco Mundial afirmou que as geleiras da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, podem desaparecer em 20 anos, caso não sejam tomadas medidas para conter as mudanças climáticas. O derretimento provocou uma redução de 12% nas reservas de água na costa desértica peruana, que abriga 60% da população do país. (com informações ZH)

FISCALIZAÇÃO DO IBAMA EM AÇÃO

O site do Ibama anuncia as ações de fiscalização, e temos o dever de trazer até o público o resultado desse trabalho. Primeiro, Fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreenderam 2 mil unidades de caranguejo ilegais que estavam escondidos debaixo de coroas de abacaxi em uma pick up na BR 316, próximo a Polícia Rodoviária Federal de Castanhal, no Pará. O responsável pela infração foi autuado em R$ 10.200,00. Os caranguejos foram devolvidos ao mangue, mas, em vez de São João da Ponta, foram para um dos mangues de São Caetano de Odivelas, município mais próximo da capital e que também é muito conhecido pela cultura de caranguejo. Depois, os fiscais também apreenderam, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, cerca de 7 mil metros de rede de pesca ilegais no Rio Tocantins, nos municípios de Cametá, Oeiras do Pará, Baião e Igarapé-Miri, todos municípios do Pará. A Superintendência do Ibama no estado ainda aguarda os proprietários das redes para lavrar os autos de infração. A Operação Janaína, iniciada no Pará no dia 3 de fevereiro, tem o objetivo de combater todo tipo de crime ambiental, seja pesca ilegal, caça ou transporte de produtos florestais sem origem legal e outros que forem identificados durante as ações, por meio fluvial e aéreo. Finalmente, na noite da última segunda-feira, fiscais do Ibama apreenderam no terminal alfandegário do Aeroporto Internacional de Belém quatro arraias que iriam para Nova York, nos Estados Unidos da América. As arraias foram apreendidas por estarem sendo transportados em desacordo com a licença ambiental e, agora, estão sob a guarda do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor), que fica em Belém, Pará.

TRF4 DETERMINA DEMOLIÇÃO DE EDIFÍCIO EM ITAPEMA/SC

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou nesta semana a empresa Seven Seven Administradora de Bens e Serviços Ltda. a demolir edificação de mais de dois mil metros quadrados localizada às margens do Rio Bela Cruz, no centro do município de Itapema/SC. A Ré já havia sido condenada a pagar multa de R$ 250 mil em primeira instância, decisão que foi mantida pela corte. O imóvel, edificado em área de preservação permanente, está além do limite de 30 metros de recuo exigido pela lei. Posteriormente à retirada, a empresa deverá recuperar a área de acordo com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) elaborado pelo IBAMA, o qual deverá financiar. Para construir em áreas de preservação, é necessária a obtenção de licença ambiental e elaboração de estudo e relatório de impacto ambiental, o que não foi realizado pela ré. Tais medidas têm por objetivo garantir a preservação do meio ambiente e a realização de um desenvolvimento sustentável. AC 2006.72.08.001915-5/TRF (notícia graças ao Maurício Fernandes)

AUMENTAM EM 281% AS QUEIMADAS NO BRASIL EM 2009

Está no site Terra essa notícia que deixa quem trabalha com o meio ambiente perpexlo: As queimadas cresceram 281% em relação ao mesmo período do ano passado, já que saltaram de 655 focos para 2.502. O Estado do Ceará lidera, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com 525, um aumento de 1.017%, mas Mato Grosso, com 215 focos (aumento de 2.288%), Mato Grosso do Sul, com 178 (mais 1.269%) aceleraram o número de queimadas. Estados como São Paulo e Paraná também apresentam forte crescimento, embora em números absolutos o número focos detectados seja pequeno. Em São Paulo, até de 16 de fevereiro de 2008, apenas 4 focos de queimada haviam sido registrados. Este ano, já são 47, um aumento de 1.075%. No Paraná, o crescimento alcançou 533%, de 6 para 38 focos. Em 2008, o País registrou 93 mil queimadas, praticamente o mesmo número de 2007, mas em 2009 a previsão é de aumento, já que o Inpe detectou, em levantamento preliminar do sistema Degrad, 24.932 km2 de áreas em processo de desmatamento em 2008 somente na Amazônia Legal. O número é 67% superior aos 14.915 km2 de áreas degradadas em 2007. As queimadas, uma das práticas ainda recorrentes da agricultura e da pecuária, contribuem decisivamente para colocar o Brasil como um dos maiores emissores mundiais de gases que causam as mudanças climáticas. Estima-se que o uso da terra nas suas diversas formas seja responsável por 75% das emissões de gases-estufa no País. Além disso, o Inpe mapeou áreas em processo de desmatamento em toda a Amazônia Legal, o que possibilita aos órgãos de fiscalização impedir a derrubada completa da floresta. De acordo com o instituto, 13% das áreas identificadas como degradadas em 2007 foram convertidas para corte raso em 2008, ou seja perderam completamente a cobertura vegetal nativa. Se essa porcentagem se repetir, 2009 podem ser registrados mais 3,24 mil km2 de desmatamento raso na Amazônia Legal. No item degradação, o Mato Grosso segue imbatível, com 12.534 quilômetros quadrados, seguido pelo Pará, com 7.708, e pelo Maranhão, com 3.978. Rondônia, que sempre se destaca no ranking de desmatamento, vem em quarto, com 477 quilômetros quadrados degradados em 2008, no âmbito da Amazônia Legal.

LIXÃO DE URUGUAIANA/RS: MP X PREFEITURA

O Ministério Público de Uruguaiana ajuizou ação de execução para cumprimento de obrigação contra o Município, que descumpriu acordo extrajudicial onde se comprometeu a construir um aterro sanitário para a deposição de resíduos sólidos, bem como encerrar as atividades do lixão na cidade. Também requereu a interdição do atual lixão. Mesmo após o deferimento da medida pelo Tribunal de Justiça, decisão confirmada posteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça, o Município descumpriu a decisão judicial. Diante da situação, o MP requereu, com base no art. 634 do Código de Processo Civil, que a obrigação fosse executada à custa da municipalidade, por meio de terceiro – pessoa jurídica de direito privado – que oferecer o menor preço, mediante consulta de três orçamentos de empresas diversas. Tal pedido foi totalmente acolhido pela Juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Uruguaiana. Na decisão ficou determinada a fixação de multa diária por dia de atraso, bem como o seqüestro de valores suficientes para o cumprimento da obrigação por terceiro.

RECORDE NA CONCENTRAÇÃO DE CO2 NA ATMOSFERA

Essa notícia está no site da Época/Pense Verde. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera da Terra subiu 2,28 partes por milhão no ano passado. O dado é da Divisão de Monitoramento Global da NOAA, a agência de oceanos e atmosfera dos Estados Unidos. O dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo aquecimento global. Segundo os pesquisadores, a taxa atual é a mais alta dos últimos 650 mil anos. E provavelmente a mais alta também dos últimos 20 milhões de anos. O aumento da concentração de gás carbônico no ano passado – apesar da desaceleração econômica – aumenta o temor que possa chegar a níveis desastrosos. Segundo a maior parte dos pesquisadores, o mundo precisa retornar a concentrações abaixo de 350 ppm (onde estavam na década de 80) para evitar as piores consequências das mudanças climáticas.

EXPOSIÇÃO "BICHO DE RUA"EM TORRES/RS


Devido ao sucesso em sua primeira edição em Lajeado (RS), a Mostra Fotográfica "Bicho de Rua" agora chega ao município de Torres - a partir do dia 22/02. Com o objetivo de conscientizar adultos e crianças, o evento procura mostrar um lado de nossas cidades a que geralmente não damos atenção: animais que vivem nas ruas, ou mesmo em casas, mas que não são tratados com o devido respeito e dignidade. Longe de ser apenas uma exposição fotográfica, "Bicho de Rua" é uma campanha de cidadania que procura mostrar às pessoas a importância da adoção de um bicho de rua e o quanto este ato requer responsabilidade, amor e consciência. Ao sair de uma situação de abandono e desprezo para o convívio e aceitação em um lar, os animais conseguem demonstrar, tanto quanto os seres humanos, a felicidade, gratidão e paz de um relacionamento respeitoso.

PAÍSES PESQUEIROS NÃO SÃO EXEMPLO

Quatro dos cinco países que mais capturam peixes em áreas costeiras no mundo --China, Peru, Japão e Chile-- receberam nota abaixo de 5,0 num estudo que avaliou o grau de adesão da pesca mundial a práticas pesqueiras sustentáveis. O levantamento, que analisou os 53 países que mais pescam no mundo (e respondem por 96% do que é retirado dos oceanos), concluiu que todos têm gestão pesqueira reprovável. Nenhum país teve nota maior do que 6,0, sobre máximo de 10,0 informa um trabalho da UFRGS sob coordenação da ONG WWF. O ranking foi feito com base na adequação dos países ao Código de Conduta para a Pesca Responsável das Nações Unidas, e aponta que a pior prática de pesca do mundo é a da Coréia do Norte (nota 0,9), país de indústria pesqueira pequena. Mas é quando se olha para as notas dos países que mais pescam que a situação para a biodiversidade marinha e para a segurança alimentar das populações ficam piores. A China, que comercializa 17,3% de tudo o que é pescado no mundo, aparece apenas em 22º lugar (nota 4,2) no ranking de responsabilidade. Dos cinco países que mais pescam no mundo, apenas os Estados Unidos tiveram uma nota "razoável": 5,8. Já o Brasil está longe de ser um exemplo, com nota 3,3. O país, porém, não tem tanto peso no mercado de pesca. Em termos de qualidade de gestão, o Brasil ocupa a 29ª posição, segundo os dados usados no estudo, que são de 1999. No Brasil 80% dos recursos pesqueiros estão sendo superexplorados. Ou seja, a retirada é muito maior do que a capacidade de reposição dos estoques. Sendo assim, em alguns anos ou décadas, vários grupos de peixes podem desaparecer do mercado brasileiro. Entre as grandes vítimas da pesca em águas nacionais estão os cações, por exemplo. (com informações Folha Online)

ADOÇÃO URGENTE EM CAPÃO DA CANOA/RS



MILU, filhotona de 01 ano, 08 kgs, super dócil, querida, boa para crianças e guarda, conforme guia de raças ela é mestiça de akbash ou retriever do labrador. Castração obrigatória a baixo custo. Contato PATRICIA 92274039 ou VANIR 92444100.

STF E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O STF decidiu, por meio de uma liminar do ministro Cezar Peluso dada no final do mês passado, que o Judiciário não pode determinar ao Executivo a responsabilidade de quem fará o licenciamento ambiental de certo empreendimento. A decisão do Supremo, divulgada na edição de ontem do jornal "Valor Econômico", ocorreu após o Ibama ter recorrido ao STF por conta de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que o obrigava a realizar o licenciamento de impacto ambiental e a fiscalização de obras do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador. O Ibama alega que, além de não ter capacidade operacional e orçamentária para isso, estaria entrando na jurisdição do governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, que já haviam aprovado essas obras por meio de seus órgãos ambientais.A decisão do TRF ocorreu por conta de uma ação civil pública proposta ao tribunal por entidades baianas, como a de arquitetos, que questionavam a omissão do Ibama em relação às obras do Plano Diretor de Salvador - algumas delas teriam impacto em praias e áreas de mata atlântica do município.Segundo o Ibama, essa é a primeira vez que o STF indica que é o Executivo, e não o Judiciário, o único responsável pela definição de quem fará o licenciamento e a fiscalização de suas respectivas obras. Na prática, em sua decisão, Peluso devolveu aos órgãos do governo baiano e do município a competência para o licenciamento dessas obras. Mas não há data para uma decisão final do Supremo, que forçaria as demais instâncias da Justiça a seguir essa mesma linha. O ministro do MMA Carlos Minc disse que a decisão liminar do Supremo é positiva e que o governo, há anos, tem buscado um acordo para a regulamentação, no Congresso, do artigo da Constituição que trata justamente desse tema. O ministro se refere ao parágrafo único do artigo 23 da Constituição, que desde 1988, data de sua promulgação, deveria ser regulamentado, situação que, passados mais de 20 anos, está pendente - e é uma das maiores questões ambientais em discussão - a competência dos entes federados no licenciamento ambiental. (com informações Folha online).

FZB LANÇA CAMPANHA E LINHA DE PRODUTOS

A Fundação Zoobotânica do RS lança campanha visando a busca de parceiros para ações de conservação e preservação da natureza. Os novos parceiros poderão participar em programas de educação ambiental e apoiando financeiramente projetos de melhorias e novos empreendimentos nas estruturas que compõem os órgãos executivos da FZB: Jardim Botânico e Museu de Ciências Naturais, localizados em Porto Alegre, e Parque Zoológico, localizado no município de Sapucaia do Sul. Fazem parte da campanha diversos produtos com a marca FZB, criados com material ecologicamente correto: camisetas, bonés, sacolas e canecas, divulgando duas espécies nativas que ocorrem no Estado - a jaguatirica e o tamanduá. Out-doors instalados em Porto Alegre e Região Metropolitana apoiam a campanha. Todos os produtos lançados poderão ser adquiridos na Sala de Exposições do Museu de Ciências, rua Dr. Salvador França 1427 - Jardim Botânico. (com informações Sema)

GOVERNO FEDERAL VAI CRIAR O BOLSA-GELADEIRA

O governo federal trocará 10 milhões de geladeiras em 10 anos . O objetivo é acabar com os refrigeradores feitos antes de 2001. Estes usam o CFC - gás com potencial para efeito estufa e que causa dano à camada de ozônio - para refrigeração. Os ministros do Meio Ambiente, de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Fazenda apresentaram o projeto ao presidente Lula, que prevê doações e financiamentos de novos refrigeradores.O governo destinará o Fundo de Eficiência Energética - 0,5% da conta de luz destinado a programas e projetos na área de energia - para financiar essas geladeiras. Outras medidas são baratear os juros para compra de novas geladeiras e facilitar o crédito para aquisição de novos refrigeradores, com financiamento da Caixa e do Banco do Brasil. O programa de troca de geladeiras traz ganhos ambiental, energético, social e emprego. É estipulado uma redução de R$ 100 por ano nas contas de energias, em economia de energia com o uso das novas geladeiras, além das oportunidades de emprego que abrirão com o estímulo à produção de novas geladeiras.Os compradores de novas geladeiras receberão subsídios para a destinação correta das geladeiras velhas, ainda não definidos, evitando que esse produto seja revendido para terceiros. Para isso será trabalhado um processo de logística reversa. Na compra de uma nova geladeira, a usada voltará para a loja, será coletada, levada para um centro de tratamento de CFC, destinada para desmonte e finalizando no processo de reciclagem, sendo transformadas em sucatas em indústrias siderúrgicas.Atualmente, cerca de 30 mil geladeiras são trocadas por ano.O governo alemão, por meio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), dará ao Brasil R$ 5 milhões em equipamentos para a reciclagem de refrigeradores obsoletos. O processo de licitação atraiu 33 empresas interessadas em instalar esses equipamentos. A empresa escolhida será beneficiada com o treinamento para a operação e gestão do equipamento de manufatura reversa.A tecnologia de recolhimento do CFC contida na espuma de isolamento dos refrigeradores ainda é inexistente no Brasil. quantidade de CFC em uma geladeira equivale, para o aquecimento global, a cerca de três toneladas de CO2, o principal gás de efeito estufa. (com informações MMA)

FIM DOS CAMELÔS NO CENTRO DE PORTO ALEGRE?

Vamos esperar que, com a abertura do Centro Popular de Compras em POA, destinados aos vendedores ambulantes - os camelôs - as ruas do centro possam ser destinadas à população, como sempre deveria ser. Nesse sentido, a equipe de Fiscalização da Smic está priorizando a entrega das notificações aos camelôs da área central, informando que a partir do início das operações do Camelódromo, ficará vedado o exercício das atividades de camelôs nas vias publicas e nos logradouros do Centro.
ATUALIZADO: ontem estive no centro e realmente - parece milagre - as vias estão livres dos camelôs... e os ambulantes estão comemorando o movimento no CPC. Espero que as coisas se mantenham assim, seria uma real evolução.

MMA NÃO UTILIZARÁ MAIS AMIANTO

Portaria do Ministério do Meio Ambiente proíbe o uso de amianto em qualquer construção ou bem adquirido pelo Ministério do Meio Ambiente e de seus órgãos vinculado: Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto de Pesquisas Jardim Bptânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A portaria bane também o uso de qualquer produto que tenha fibra de amianto. A medida visa proteger a saúde dos trabalhadores que ficam expostos ao amianto regularmente no dever de sua função, evitando que contraiam doenças como asbestose (doença crônica pulmonar que provoca endurecimento do órgão), câncer de pulmão e mesotelioma de pleura (membrana que reveste o pulmão), pericárdio (membrana que reveste o coração) e peritônio (membrana que recobre a cavidade abdominal. Como alternativas ao uso do amianto na produção de caixas-d'água, lonas e pastilhas de freio de carro, telhas e pisos, tinta e tecidos antichamas, entre outros, estão as fibras minerais e sintéticas. O utilização do amianto é proibida em 48 países, e em sete estados brasileiros. (com informações MMA)

ÍNDIA LUTA CONTRA SACOLAS PLÁSTICAS

Está no blog Pense Verde. A prefeitura de Nova Déli, na Índia, deu um passo importante para combater o lixo gerado pelo plástico. A cidade sofre com os sacos plásticos jogados em terrenos baldios, favelas ou na rua. Levados pelo vento ou pela chuva, os pedaços de plástico se acumulam nas árvores, nas fiações ou vão entupir os esgotos e sujar os rios. Recentemente, a justiça de Nova Déli decidiu a favor de uma regulamentação que bane os sacos plásticos de supermercados e lojas. E até de hotéis e hospitais. A nova lei também proíbe a fabricação de sacos feitos com plástico muito fino. Quem descumprir as novas regras pode levar uma multa que, em rúpias (a moeda indiana), equivale a US$ 2 mil. Ou pegar até cinco anos de cadeia. O governo promete que vai coibir a fabricação do plástico fora das especificações mínimas de espessura. E que vai fiscalizar as empresas que fornecem para os supermercados e lojas. Se der certo, é um exemplo importante para as metrópoles de outros países emergentes.