TOURADAS PROIBIDAS NA CATALUNHA

O parlamento catalão aprovou o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste espanhol, a partir de 2012. A aprovação oriunda de Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991. Os opositores à "corrida" de touros, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, lembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar touradas.A votação aconteceu num contexto complicado para o setor "taurino" na Espanha, que gera cerca de 40 mil empregos e bilhões de euros por ano, e que vem sentindo efeitos negativos desde 2009 por causa da crise econômica.Inúmeras regiões espanholas, inclusive Madri, anunciaram, assim que se iniciou o debate catalão, suas intenções de inscrever a tourada como "patrimônio cultural", com o objetivo de proteger a tradição. Ainda assim, os contra ganham espaço. (com informações www.terra.com.br.)

FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS NO SHOPPING TOTAL

Neste sábado, o Shopping Total vai promover uma feira de adoções de cães e gatos, no Largo Cultural, das 10h às 16h. O evento também contará com desfile, distribuição de brindes e vacinação gratuita contra raiva para os bichinhos. A ideia é incentivar as pessoas a adotarem os animais sem raça definida que hoje não possuem um lar ou cuidados devidos e ainda sofrem preconceitos. A entrada é franca. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Para adotar, basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência.(com informações Blog Bicharada)

BIOMA PAMPA PERDEU METADE DE SUA VEGETAÇÃO

O bioma Pampa, que ocupa a maior parte do Rio Grande do Sul, já perdeu quase 54% da vegetação original. Os dados mais recentes do desmatamento do bioma, divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, mostram que, entre 2002 e 2008, 2.183 quilômetros quadrados de cobertura nativa foram derrubados.O levantamento, feito pelo Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aponta os 19 municípios gaúchos que mais desmataram o bioma no período. Alegrete, no extremo oeste do estado, é o campeão de derrubada, com 176 quilômetros quadrados de desmate entre 2002 e 2008. As cidades de Dom Pedrito e Encruzilhada do Sul aparecem em seguida, com 120 quilômetros quadrados e 87 quilômetros quadrados desmatados em seis anos.Apesar do grande percentual desmatado, o ritmo de devastação do Pampa é o menor entre os biomas brasileiros. De acordo com os dados do MMA, a região perdeu anualmente, em média, 364 quilômetros quadrados de vegetação nos últimos seis anos. No Cerrado, o ritmo anual de devastação é de 14 mil quilômetros quadrados por ano e, na Amazônia, a derrubada atinge 18 mil quilômetros quadrados de floresta anualmente. (com informações Agência Brasil)

BP ANUNCIA FIM DE VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO

VAMOS ESPERAR QUE A NOTÍCIA SEJA VERDADEIRA E SE CONFIRME!!!! A petroleira britânica BP revelou que as primeiras 24 horas de testes não revelaram indícios de vazamento na zona onde foi instalado um sistema para conter a fuga de petróleo, no fundo do mar no Golfo do México. O vazamento de milhões de litros de petróleo no Golfo do México deteve-se na quinta-feira, depois do fechamento de três válvulas da tampa instalada na segunda-feira sobre o poço danificado há três meses, depois da explosão e do naufrágio da plataforma da BP Deepwater Horizon. Um alto funcionário americano afirmou mais cedo que as primeiras 24 horas de leituras de pressão no poço não eram conclusivas, e que o governo tinha ordenado à BP monitorar tanto o poço como o leito marinho. A possibilidade de que o petróleo busque brechas de saída para o oceano é uma das principais preocupações. Os engenheiros da BP medem a temperatura do poço, que ficou constante nas últimas 24 horas, o que indica que não há vazamento de petróleo, disse o vice-presidente da companhia. Mesmo assim, foram colocados sensores acústicos para detectar um eventual fluxo de petróleo, mas as câmeras instaladas não detectaram sinais de vazamento tanto no poço como no leito marinho. Os testes de pressão, desde o fechamento das válvulas na quinta-feira, devem durar 48 horas. (com informações http://www.terra.com.br/)

MANIFESTAÇÃO DE APOIO AO CÓDIGO FLORESTAL EM PORTO ALEGRE

Sinceramente, acho que o Código Florestal devia ser alterado, mas não da forma como apresentado no  projeto de lei do Deputado Aldo Rebelo. Penso que a grande maioria dos ambientalistas conscientes também  pensam dessa forma - necessidade de adequação técnica da lei. Em razão da forma como foi aprovado o relatório, acontecerá manifestação, que conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica,  e terá caixões e coroas de flores, para simbolizar a morte da legislação ambiental e do patrimônio nacional brasileiro. Será  no próximo dia 11 de julho (domingo), às 10h, com uma vigília para marcar a aprovação de mudanças catastróficas na legislação ambiental brasileira. A manifestação, que acontecerá no Parque da Redenção, contará com caixões e coroas de flores, simbolizando a morte do Código Florestal e também de bens fundamentais de nosso patrimônio natural, como a água, as florestas, a biodiversidade e a regulação do clima.
MANIFESTAÇÃO AO CÓDIGO FLORESTAL
DATA: 11 de julho, domingo, às 10h
LOCAL: Parque da Redenção

PROTESTO EM CLIMA DE COPA DO MUNDO CONTRA O USO DE PELES

EUROPA PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE MADEIRA ILEGAL

O Parlamento Europeu aprovou a proibição de colocar no mercado da UE madeira e produtos de madeira extraída ilegalmente. O novo regulamento estabelece as obrigações dos operadores que colocam esses produtos no mercado e prevê sanções para os prevaricadores. Para facilitar a rastreabilidade, os operadores terão de prestar informações sobre os fornecedores e compradores. Actualmente, cerca de 20% da madeira e produtos de madeira que chegam ao mercado europeu é de origem ilegal.O objectivo do regulamento consiste em evitar a colocação no mercado europeu de madeira e de produtos da madeira extraídos ilegalmente, contribuindo assim para pôr termo à desflorestação e à degradação das florestas. Visa também travar a perda de biodiversidade, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável e o respeito pelas populações indígenas e locais. As novas regras deverão ser aplicáveis a partir de finais de 2012, de modo a permitir que os operadores se adaptem às exigências e requisitos do novo regulamento.
Caberá aos Estados-Membros definir as sanções aplicáveis aos infractores. Segundo o regulamento, estas poderão incluir, por exemplo, "coimas proporcionais aos danos ambientais, ao valor da madeira e produtos de madeira em questão e às perdas fiscais e prejuízos económicos resultantes da infracção", o confisco da madeira e dos produtos de madeira em questão e a suspensão imediata da autorização de exercer actividade comercial. A exploração madeireira ilegal é uma das principais causas da desflorestação, já que o volume de madeira industrial proveniente da extracção ilegal está estimado em 350 a 650 milhões de m3 por ano, o que representa 20%-40% da produção mundial de madeira industrial. Provoca a descida dos preços da madeira, priva os cidadãos de recursos naturais e receitas fiscais e agrava a pobreza dos povos dependentes da floresta." (texto em português de Portugal, com informações Parlamento Europeu)

RELATÓRIO PARA MUDANÇA DO CÓDIGO FLORESTAL É APROVADO

O Projeto de Lei 1876/99, que propõe a reforma do Código Florestal, foi votado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com 13 votos a 5, o texto principal do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi aprovado. Enquanto governo e ruralistas comemoravam, ativistas e militantes ambientais protestavam alegando retrocesso. Com a aprovação, a Comissão Especial, que tem analisado a reforma da legislação ambiental, começou a votar os destaques.Diante do andamento do processo no Plenário 2 do Congresso, a ONG Greenpeace pediu a rejeição do relatório, alegando que a proposta "mata as florestas". Para o Diretor de Assuntos Parlamentares do Instituto "O Direito por um Planeta Verde", André Lima, a aprovação da reforma significa "um retrocesso histórico na política ambiental do Brasil". Ele disse que a reforma anula conquistas e reduz Áreas de Preservação Permanente (APPs), de rios, por exemplo, para 15 metros. "As medidas demonstram que estamos andando para trás". Os ambientalistas criticam que ao invés de se defender o desenvolvimento sustentável, o projeto beneficia o agronegócio, ruralistas e latifundiários, ou seja, os que detêm maior poder econômico de influência.Em recente entrevista à ADITAL, Luiz Zarref, engenheiro florestal e militante da Via Campesina, explicou que as reservas legais precisam ser recompostas de forma produtiva, seja em áreas grandes ou pequenas. Na ocasião, o engenheiro classificou de "erro gravíssimo" a redução de Áreas de Preservação Permanente em regiões como topos de morros, por exemplo, já que as APPs são importantes para a prevenção de vários desastres naturais. "Os deslizamentos, por exemplo, têm a ver com a retirada da mata", explicou.(com informações www.adital.com.br)
Confira o resultado da votação:
Votos favoráveis à reforma do código
Anselmo de Jesus (PT-RO)
Homero Pereira (PR-MT)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Moacir Micheletto (PMDB-PR)
Paulo Piau (PPS-MG)
Valdir Colatto (PMDB-SC)
Hernandes Amorim (PTB-RO)
Marcos Montes (DEM-MG)
Moreira Mendes (PPS-RO)
Duarte Nogueira (PSDB-SP)
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Reinhold Stephanes (PMDB-PR)
Eduardo Seabra (PTB-AP)
Votos contrários
Dr. Rosinha (PT-PR)
Ricardo Tripoli (PSDB-SP)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Sarney Filho (PV-MA)
Ivan Valente (PSOL-SP)

IMBITUBA É A CAPITAL NACIONAL DA BALEIA FRANCA

Nos termos da Lei Federal n.º 12282, de 05 de julho de 2010, o Município de Imbituba é a capital nacional da baleia franca. Parabésn ao Município, e em especial à Praia do Rosa, que sempre desempenhou papel fundamental na observação e preservação das baleias. Para saber mais, acesse a página www.baleiafranca.org.br.

ADOÇÃO URGENTE!

SRD abandonada com 8 filhotes no Campus da UFRGS, porém têm prazo para sairem de lá. O prefeito do Campus da Saúde já ordenou para que todos sejam sacrificados, porque e proibido ter cachorro nesse campus. Quem está cuidando...dando ração e água são os vigilantes e o pessoal da limpeza, só que eles terão que acatar as ordens superiores...Contato daiane.nunes@ig.com.br