ECONOMIA DE ÁGUA: BANHEIROS "SUSTENTÁVEIS"



Sabe aquele pequeno vazamento em seu banheiro, ao qual você não dá muita atenção? Em um dia, ele pode significar o desperdício de 36 litros de água. Embaixo do chuveiro, um minuto a mais representa gasto de 23 litros de água. Já a torneira aberta enquanto você escova os dentes pode desperdiçar até 17 litros de água por minuto.

Esses três cenários seriam suficientes para convencer qualquer um de que é preciso repensar os hábitos ao usar o banheiro. As estatísticas só reforçam essa necessidade. Segundo dados do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos das Nações Unidas, 70% do nosso planeta é composto de água. Desse total, 97,5% é salgada. Dos 2,5% restantes, 68,7% estão em geleiras. Ou seja, de toda a água da Terra, menos de 1% está disponível para o consumo humano.

E as estimativas são piores: até 2025, dois terços da população do mundo - ou cerca de 5,5 bilhões de pessoas - viverão em áreas com problemas hídricos graves.

Nada melhor do que começar a economia no banheiro - ambiente que mais consome água em uma casa. Para a arquiteta Simone Poitini Brasil, experiente nesse tipo de projeto, o benefício não é apenas ambiental:

- Uma torneira acionada por sensor, por exemplo, é uma solução mais cara, mas o custo-benefício compensa. Em um ano, o investimento se paga.

www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário: