Além de contribuir para a preservação da natureza, sair sem nenhuma sacola plástica de alguns supermercados do Estado fará diferença também para o bolso. Ainda neste mês, mas sem data confirmada, a rede Wal-Mart Brasil implantará um programa que dará desconto aos clientes que não usarem as sacolinhas para levar as compras para casa. A iniciativa atingirá todas as 95 lojas Big, Nacional e Maxxi Atacado em 40 municípios gaúchos. O programa, chamado de Cliente Consciente Merece Desconto, já funciona no Nordeste desde dezembro do ano passado e teve resultados surpreendentes. Até fevereiro de 2009, foram cerca de 1 milhão as sacolas que deixaram de ser utilizadas em 70 supermercados de Recife (PE) e Salvador (BA). O total do desconto dado aos clientes chegou a R$ 35 mil. Atualmente, 140 lojas da região participam do programa. Esse tipo de iniciativa é comum em muitos países, especialmente na Europa, para incentivar o consumo consciente de plástico, que acaba poluindo o ambiente e prejudicando animais. Em alguns deles, o custo das sacolas é até discriminado na nota fiscal. Em Porto Alegre, dois supermercados – Big Sertório e Nacional Menino Deus – já estão concedendo os descontos desde 13 de abril, como piloto do programa no Estado. A meta do Wal-Mart é reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas na rede até 2013. O desconto começa a contar a partir do primeiro produto. A cada cinco produtos, o consumidor pagará R$ 0,03 a menos na conta, equivalente ao preço de uma sacola de plástico para o Wal-Mart, sendo beneficiados as pessoas que não utilizarem nenhuma sacola plástica do supermercado para levar as compras para casa. O desconto é dado direto no caixa, na hora de passar os produtos. Segundo o Wal-Mart, todas as operadoras da rede no Estado já estão treinadas para conceder os benefícios que o cliente precise pedir. (com informações ZH)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário