GALÁPAGOS EM PERIGO

Notícia do CLICRBS sobre os problemas ambientais da Ilha de Galápagos, arquipélago equatoriano de beleza incomum, utilizado por Darwin para desenvolver a teoria evolucionista.

As Ilhas Galápagos foram incorporadas hoje à lista de patrimônios mundiais em perigo por problemas ambientais ou utilização desmedida, informou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Galápagos, um arquipélago equatoriano localizado no Pacífico a cerca de mil quilômetros do litoral, foi o principal objeto de pesquisa para Charles Darwin desenvolver sua teoria evolucionista. Além disso, em 1978 tornou-se o primeiro local inscrito na Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Muitas das espécies da reserva marinha estão em perigo de extinção há alguns anos, porém agora os riscos são maiores devido a espécies invasoras e ao turismo crescente, informou o Comitê do Patrimônio Mundial do órgão durante uma reunião na Nova Zelândia.

Em abril, o presidente equatoriano Rafael Correa declarou que as ilhas estão em risco e propôs restringir a atividade turística e as permissões de habitação da área. O Comitê do Patrimônio Mundial, que analisa o estado de conservação de 830 patrimônios mundiais, afirmou que o número de passageiros de cruzeiros aumentou 150% em 15 anos. Além de Galápagos, o Parque Nacional Niokolo-Koba, do Senegal, também foi incorporado à lista devido à caça indiscriminada e ao projeto de construção de uma represa no local.

Nenhum comentário: