LIVE EARTH PEDIRÁ REDUÇÃO DE 90% DAS EMISSÕES DE GÁS CARBÔNICO


Al Gore, que foi vice-presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (28) que o Live Earth pedirá no dia 7 de julho por meio de shows espalhados pelo mundo - do Japão à Antártida - uma ambiciosa redução de 90% nas emissões dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas. "Se vamos resolver esta crise temos que nos comprometer e temos que fazê-lo agora. O Live Earth pedirá a todas as pessoas do mundo que se comprometam a mudar suas vidas e a mobilizar outras pessoas, comunidades, companhias e governos, para reduzir nossa produção de dióxido de carbônico (CO2) em 90% até 2050", disse Gore. A meta de 90% para os países industrializados é muito mais ambiciosa do que os 50% debatidos atualmente nos Estados Unidos. Gore afirmou que, para as nações em desenvolvimento, o apelo do Live Earth será por 50% de redução de dióxido de carbono, no mesmo prazo.

Gore também disse que assistirá ao show que deve acontecer no estádio do New York Giants, localizado na vizinha Nova Jersey, com Madonna e outros artistas. "Estarei no show aqui e em outro lugar, sobre o qual devem ficar sabendo mais tarde", disse Gore. Ele afirmou que até o dia 7 de julho "haverá várias novas surpresas".

Wall explicou que o Live Earth contará com 6 mil eventos simultâneos em 109 países. Entre eles, destacou os organizados em Kyoto, cidade japonesa onde foi assinado o protocolo de combate às mudanças climáticas, e em uma estação científico-meteorológica britânica na península antártica. "No dia 7 de julho estaremos em pleno inverno na Antártida, o que significa que será um verdadeiro desafio", afirmou Gore. Ele disse que a península antártica "é um dos dois lugares onde as temperaturas já estão subindo muito rápido. O outro fica no Ártico".

Segundo Gore, a nova meta de 90% de redução para os países ricos é justificada pelas últimas publicações científicas que revelam um preocupante degelo nos pólos norte e sul, mais acelerado do que o previsto. "Temos que ser intrépidos, ir rápido", disse Gore. Gore informou que a estratégia de sua campanha pelo meio ambiente, à qual se dedica totalmente desde que perdeu as eleições presidenciais de 2000, consiste em colocar informação ao alcance das pessoas, propor soluções e convencer a todos de que devem pressionar seus governos. Ele afirmou que os Estados Unidos têm uma responsabilidade particular. "Este país, mais do que qualquer outro, deveria demonstrar liderança e agir rápido".

A meta de 90% de redução de gases figura entre os sete objetivos fixados por Gore para o Live Earth, que além disso incluem o comprometimento pessoal de cada um para reduzir sua própia produção de CO2. Os organizadores anunciaram que o shows especiais acontecerão em Nova York, Londres, Sidney, Tóquio, Xangai, Rio de Janeiro, Johanesburgo e Hamburgo. Entre os 150 artistas participantes estão The Police, Genesis, Bon Jovi, Kanye West, Kelly Clarkson, Black Eyed Peas e Jack Johnson. (Folha Online)

Nenhum comentário: