As sacolas de supermercado viraram alvo de campanhas contra os plásticos. Agora, representantes da indústria do plástico estão empenhados em mostrar que o problema não é exatamente a sacolinha mas o mau uso dela. Segundo eles, a ação deveria ser mais focada para evitar os desperdícios. A Plastivida, fundação que promove o uso menos impactante do produto, fez uma pesquisa para identificar o que se faz com as sacolas dos supermercados.Eles pesquisaram em 12 supermercados de redes diferentes. Descobriram que, na hora de embalar, 13% dos clientes usa dois sacos juntos, para reforçar. E 61% dos consumidores só enche o saco até a metade de sua capacidade. O motivo não é nenhum segredo. Todo mundo sabe que as sacolas arrebetam com qualquer peso.Mas não deveria ser assim. Segundo a norma técnica de sacolas de supermercado, elas devem agüentar até 6 quilos de compras. Só que, para baratear os custos, os fabricantes burlam a norma e oferecem ao supermercadista uma sacola que não suporta mais do que 2 quilos. Eles usam um plástico com metade da espessura indicada. Para mudar isso, a Plastivida está conversando com os fabricantes de sacolas e supermercadistas. A entidade também está negociando que a norma técnica determine que a capacidade da sacola seja impressa em letras grandes. (com informações Pense Verde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário