A Cemig vai instalar, até o final deste ano, sistemas de aquecimento solar em 403 residências populares de Minas Gerais. Estas ligações encerram a segunda etapa do programa, que já instalou o equipamento em 345 residências de Betim e 200 de Divinópolis. Para a terceira etapa, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, está prevista a instalação de outros mil equipamentos nas cidades de Belo Horizonte, Bocaiúva, Candeias, Formiga e Prudente de Morais, em 2008.
Iniciado em 2002, o projeto Aquecimento de Água com Energia Solar em Conjuntos Habitacionais já beneficiou 1.671 famílias. Essa iniciativa, pioneira no país, é uma parceria da Cemig com a Companhia Habitacional do Estado de Minas Gerais – Cohab/MG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Sedru.
Por meio do sistema de aquecimento solar, o consumo das famílias beneficiadas é reduzido em 52 kWh por mês, representando uma economia média de 40% do consumo total de energia do cliente. Além disso, há uma diminuição da demanda no horário de ponta, possibilitando alívio de carga nos sistemas elétricos com altos carregamentos. De acordo com o coordenador do projeto, Davidson Andreoni Rocha, da Cemig, a demanda de ponta reduz, aproximadamente, 1.010 kW, provocando queda de 1.383 MWh/ano do consumo.
Com o projeto, a Cemig foi a vencedora do Prêmio Ambiental Ponto Terra – Minas 2007, na categoria empresa. A premiação, realizada pela Organização Ponto Terra, aconteceu durante a 7ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social – Ecolatina 2007. A Cemig vem pesquisando a tecnologia dos aquecedores solares desde 1986. Por isso, estimula a melhoria dos equipamentos, apóia a pesquisa e já viabilizou mais de 7 mil metros quadrados de coletores solares. (com informações Clicrbs)
N.A. Uma bela iniciativa do Poder Público mineiro. Não é a toa que foi premiado. Parabéns e que tais iniciativas sirvam de exemplo para os demais gestores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário