Uma publicação da Envolverde indica que trabalhar com o público interno tornou-se imprescindível para as empresas que buscam consolidar suas marcas como sustentáveis. Mais do que defender a organização, funcionários e colaboradores devem ser estimulados a adotar os valores e comportamentos éticos que a empresa pretende fundamentar suas práticas socioambientais. Esses argumentos pautaram as apresentações dos especialistas convidados a participar do 8º Mix Aberje de Comunicação Interna e Integrada, realizado na última semana, em São Paulo. Fechado para um público de comunicadores de grandes empresas brasileiras, o evento tornou-se um encontro em que se apresentaram diversas estratégias de relacionamento com o público interno. Embora houvesse um foco mais instrumental, como métodos para a disseminação mais eficiente das mensagens – o uso de novas mídias foi um dos exemplos –, idéias de como comprometer o público interno também foram levantadas durante os debates. Um dos casos apresentados foi o da multinacional varejista, Wall Mart. Segundo o gerente de Comunicação da rede de supermercados, se as ações estratégicas da empresa ambicionam, por exemplo, ser referência em responsabilidade socioambiental, é fundamental que os funcionários estejam envolvidos. E posso dizer que não é nada fácil: na minha empresa, com aproximadamente 50 funcionários, a grande maioria com nível superior, é difícil as pessoas separarem o lixo. Quando faço campanhas desse tipo, sei de gente que ri pelas minhas costas. E em casa nÃo devem fazer mesmo, deve ser difícil! Mal sabem eles que estão prejudicando a si mesmos... E são pessoas com instrução, o que não quer dizer que sejam educadas ambientalmente... Imagina outro tipo de ação. Complicado, mas nada que nos faça abater ou parar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário