MAIOR DESASTRE ECOLÓGICO NO TAIM

O incêndio que atinge desde a noite de segunda-feira a Estação Ecológica do Taim já é o maior desastre da história do parque. A área do litoral sul do Estado consumida pelas chamas alcançou pelo menos 3 mil hectares e, até a noite de ontem, o fogo não dava sinais de arrefecer. O vento forte, além de alastrar os focos, oferece riscos e prejudica o controle das labaredas. Nos sobrevôos do helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), técnicos observaram aves, répteis e mamíferos atingidos. Atraídos pelo calor, por terem a temperatura corporal baixa, espécies como jacarés e cobras deverão ser as mais atingidas, apesar de não andarem em direção ao fogo, pois se sentem acuadas pela fumaça. Aves como tarrãs, garibaldis e colhereiros também podem ter ninhos atingidos, já que é época final de seus ciclos reprodutivos. As condições meteorológicas, com a falta de chuva e a variação da direção do vento, impediram a ação por terra, já que não havia segurança para ficar próximo às áreas em chamas. Ontem, a prefeitura de Santa Vitória do Palmar decretou situação de emergência.O foco maior, ao norte do banhado, chegou a ser controlado na noite de terça-feira. O vento havia cessado, e as equipes se concentraram em focos menores, mais ao sul. Ontem, o vento leste passou a nordeste e ficou mais forte, levando risco aos mais de 120 pessoas que tentavam conter o fogo.O combate passou a ser concentrado via aérea. Além do helicóptero, um avião agrícola despejou água sobre áreas críticas. A Polícia Rodoviária Federal interditou a BR-471 nos momentos em que a aeronave parava para pousar e abastecer. Um helicóptero da Marinha, equipado para esse tipo de trabalho, deve juntar-se hoje à tarefa. No final da tarde, a estimativa era de que 3 mil hectares haviam sido queimados. Com a velocidade das chamas, a previsão era pessimista: 5 mil hectares podem ser atingidos. (com informações ZH)

CONSULTA PÚBLICA SOBRE AMPLIAÇÃO DO SHOPPING PRAIA DE BELAS EM PORTO ALEGRE

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove hoje, às 19h30, uma consulta pública referente ao Relatório de Impacto Ambiental e Documento Síntese (RIA/DS) da ampliação do Shopping Center Praia de Belas, obra que será realizada entre a Rua Marcílio Dias e Avenida Bastian, ampliando o shopping em 15 mil metros quadrados, totalizando uma área de 53 mil metros quadrados. O prédio terá uma passarela sobre a Avenida Praia de Belas, fazendo ligação com o shopping existente. A reunião ocorrerá no auditório do prédio do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE/RS), situado na Av. Erico Verissimo, 960, Bairro Menino Deus. O Município acatou o estudo e leva à divulgação pública seu conteúdo, para que a comunidade esteja ciente da proposta do empreendedor, dos impactos, mitigações e compensações ambientais. O RIA e Documento Síntese (RIA/DS) encontra-se à disposição para consulta na biblioteca da Smam, Av. Carlos Gomes, 2120. (com informações Smam)

ANIMAIS PERDEM PROTETOR

430 cães estão órfãos desde o domingo, quando seu benfeitor, Pedro da Rosa Borba, de 69 anos, morreu de infarto. Há 25 anos dedicando-se aos bichos, ele foi presidente da Associação Pró-Direito dos Animais (Aprocan) e atualmente cuidava sozinho dos cachorros, na localidade de Morro Agudo, em Gravataí, contando apenas com a ajuda de amigos e doadores. Com sua morte repentina, sete voluntários se uniram para tentar manter a obra viva. Os amigos que costumavam ajudar na criação dos cachorros estão preocupados com o destino dos cães. Como ajudar: Os amigos de Pedro precisam de remédios para cães, ração, arroz, massa, ossos e carne de gado. Também aceitam doações em dinheiro para a compra dos remédios e castrações. - O dinheiro (qualquer quantia) pode ser depositado no Banco do Brasil, em nome da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda Animal), agência: 3269-7, conta: 12700-0. - Contatos: (51) 8461-5077, com Sônia, e (51) 8445-9845, com André. (com informações Diário Gaúcho)

INCÊNDIO NO TAIM

Desde o final da tarde de ontem, um incêndio consome área de banhado ainda não calculada na Estação Ecológica do Taim, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul do Estado. Durante toda a madrugada, a equipe da Brigada de Incêndio da estação combateu as chamas. O incêndio é considerado de grandes proporções pelos funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) envolvidos na operação. As equipes seguem combatendo as chamas, sem conseguir controlar a ação do fogo até o momento. (com informações Clicrbs)

MANTIDA CONDENAÇÃO NO TJRS POR DANOS EM APPS

A 4ª Câmara Criminal do TJRS manteve a condenação de autor de destruição e dano em árvores e vegetação em área considerada de preservação permanente, localizada próxima ao Rio Forquilha, na localidade de São João Mirim, em Jóia, RS. O réu recorreu da condenação da pena de 1 ano de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade com base nas Leis dos Crimes Ambientais e do Código Florestal (art. 38 da primeira, combinado com o art. 2º, ´a´, da segunda). Para recorrer da pena ao Tribunal de Justiça, a sua defesa argumentou que “o dano causado foi insignificante”. Para o Desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, a materialidade do fato foi demonstrada pelo relatório ambiental, auto de constatação ambiental, boletim de ocorrência, auto de infração, levantamento fotográfico e outros elementos constantes do processo. “A autoria é certa”, afirmou. O fato foi testemunhado por integrantes da Brigada Militar e por Engenheiro Agrônomo que constataram que o réu não tinha autorização do órgão ambiental competente para proceder o desmate, realizado com um trator tipo esteira. Entendeu o julgador que é inaplicável, no caso, o princípio da insignificância, visto que o “dano ambiental não pode ser quantificado, pois a agressão ao meio ambiente atinge a toda a coletividade”. Propôs aos demais julgadores apenas que fosse retificada a pena, para fixá-la como ´detenção´ e não como ´reclusão´, como constou da sentença. Os Desembargadores Constantino Lisbôa de Azevedo e Sylvio Baptista Neto acompanharam o voto do relator. Proc. 70021516521 (com informações Tjrs)

VIRA-LATAS SÃO MAIS INTELIGENTES

Uma reportagem do Estadão informa que um estudo realizado na Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, sugeriu que cachorros vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree.A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nota de até 30 pontos.A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura.De acordo com os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cachorros com pedigree.O estudo indica ainda que dos dez cachorros que apresentaram melhor desempenho nos testes, sete eram vira-latas. Assim, como temos diversos cães abandonados, ao invés de gastar dinheiro comprando, adote um mascote. Os sites ao lado (2 mãos 4 patas, protetores voluntários, bicho de rua), além de outras pessoas que fazem o trabalho e não fazem questão de aparecer, apresentam diversas opções de bichos tão bonitos quanto os de raça, que são excelente companhia.

600 MIL ASSINATURAS PELA AMAZÔNIA

Um abaixo-assinado iniciado pelos atores Cristiane Torloni, Juca de Oliveira e Vitor Fasano contra o desmatamento da Amazônia já reuniu 600 mil assinaturas. A intenção do trio é entregar o documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando as adesões chegarem a 1 milhão. Nesta sexta-feira, Cristiane e Fasano se reuniram com representantes de uma rede de lojas de produtos naturais, que aceitou coletar assinaturas em seus pontos de venda. Assine também em www.amazoniaparasempre.com.br

57 PONTOS IMPRÓPRIOS PARA BANHO EM SC

O número de pontos impróprios para banho nas praias de Santa Catarina aumentou de 55 para 57, segundo dados do nono relatório de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado nesta sexta-feira. Foram analisados 182 pontos do litoral do Estado. O relatório anterior havia sido publicado dia 18 de janeiro. Nesta última semana, nove pontos que antes eram considerados próprios se tornaram impróprios para banho. Entre eles estão dois em Florianópolis e dois em Itapema. Em compensação, sete pontos que antes não eram indicados se tornaram próprios para banhistas. Destes, quatro são na Capital. Entre as principais cidades do Litoral, Balneário Camboriú tem 3 dos seus 14 pontos impróprios; Bombinhas, 3 dos 8; Florianópolis tem 21 dos 62; Içara, 1 dos 8; Penha tem 5 dos 11; e São Francisco do Sul tem 1 dos 8 pontos avaliados no município não indicados para banhistas. Os municípios de Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Palhoça e Piçarras têm todos os seus pontos próprios para banho. O destaque negativo fica com Itapema, que tem dos 5 dos 8 pontos impróprios para banho, Porto Belo, que tem 4 dos 6 pontos não recomendados, e Passo de Torres, onde os dois locais de banho são impróprios. A pesquisa de balneabilidade é realizada pela Fatma semanalmente de dezembro a março, e mensalmente de abril a novembro. As amostras da água do mar são coletadas em 182 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. As coletas ocorrem nos locais de maior fluxo de banhistas, que estão mais suscetíveis à poluição. Os pontos são selecionados de forma que todo o litoral seja avaliado. (com informações Clicrbs)

8.000 LIXEIRAS NOVAS

8.000. Esse é o número de lixeiras que estão sendo adquiridas pela Prefeitura de Porto Alegre, para instalação nos próximos meses. Já não era sem tempo, pois a falta de lixeiras estimula indiretamente a sujeira das ruas. Espera-se, que os usuários destas sejam conscientes, e que não exista depredação. Nesse sentido a empresa está fornecendo lixeiras de material mais resistente que as usuais, de forma que durem por um largo período. Vamos aguardar, portanto.

A NATUREZA É SÁBIA...



Num zoológico da Califórnia, uma tigresa teve 3 filhotes, mas eles eram prematuros e doentes, e morreram logo. A tigresa então começou a apresentar sinais de depressão. Os veterinários sabiam que a perda dos filhotes era a razão do problema, e decidiram tentar arranjar outros filhotes para ela criar e se animar. Mas depois de checarem vários zôos pelo país afora, não encontraram nenhum filhote de tigre disponível. Os únicos órfãos que conseguiram localizar eram uns porquinhos, que foram enrolados em pele de tigre, e colocados junto à tigresa. Funcionou... (com informações Bicharada)

GOVERNO DIVULGA LISTA DE DESMATAMENTO


O governo federal divulgou nesta quinta uma lista de 36 municípios prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento, identificados a partir de monitoramento por satélite. Dezenove municípios - que representam pouco mais de 50% do total - estão localizados no Mato Grosso. O estado também conta com o primeiro colocado da lista: Alta Floresta, seguida da paraense Altamira. Ainda na região Centro-Oeste, as cidades de Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa e Cotriguaçu estão entre os 10 maiores registros de desmatamento. O levantamento ainda inclui 12 cidades do Pará, 4 de Rondônia e uma do Amazonas. Todas a propriedades rurais destes municípios serão recadastradas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e aquelas onde for constatada derruba ilegal de florestas serão embargadas. Isto significa que não poderão vender produtos ou receber financiamentos. Quem comprar produtos dessas fazendas também poderá responder criminalmente. A divulgação da "lista suja" e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização são as apostas do governo pra combater o aumento do desmatamento na Amazônia nos últimos cinco meses. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os municípios citados são responsáveis historicamente por cerca de 50% do desmatamento total da Amazônia.

1- Alta Floresta (MT)2- Altamira (PA)3- Aripuanã (MT)4- Brasil Novo (PA)5- Brasnorte (MT)6- Colniza (MT)7- Confresa (MT)8- Cotriguaçu (MT)9- Cumaru do Norte (PA)10- Dom Eliseu (PA)11- Gaúcha do Norte (MT)12- Juara (MT)13- Juína (MT)14- Lábrea (AM)15- Machadinho D´Oeste (RO)16- Marcelândia (MT)17- Nova Bandeirantes (MT)18- Nova Mamoré (RO)19- Nova Maringá (MT)20- Nova Ubiratã (MT)21- Novo Progresso (PA)22- Novo Repartimento (PA)23- Paragominas (PA)24- Paranaíta (MT)25- Peixoto de Azevedo (MT)26- Pimenta Bueno (RO)27- Porto dos Gaúchos (MT)28- Porto Velho (RO)29- Querência (MT)30- Rondon do Pará (PA)31- Santa Maria das Barreiras (PA)32- Santana do Araguaia (PA)33- São Félix do Araguaia (MT)34- São Félix do Xingu (PA)35- Ulianópolis (PA)36- Vila Rica (MT) (com informações Clicrbs)

PROPAGANDA AMBIENTAL ENGANOSA

Empresas que fazem propaganda indicando compromisso ambiental e coisas afins, quando na verdade isso é somente "da boca pra fora", são várias, mas nem sempre podemos confirmar a fraude. Mas de vez em quando elas aparecem, como, por exemplo, no Japão. Duas fabricantes de papel confessaram que enganaram seus consumidores durante décadas. A porcentagem de papéis reutilizados contida em seus produtos "reciclados" era falsa. Papéis que carregavam no rótulo terem até 50% de material reutilizado, não continham nem 5%. Alguns não possuíam nada de reciclagem. Tudo isso para entrar na onda de consumo verde e oferecer produtos "ecologicamente corretos". As empresas envolvidas no escândalo são as duas líderes do mercado, a Nippon Paper Group e a Oji Paper. Os presidentes de ambas pediram "desculpas" públicas aos consumidores enganados. Uma comissão do governo japonês está analisando se as empresas vão ser processadas.

AUMENTA O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Uma nova alta no desmatamento da Amazônia, detectada entre agosto e dezembro de 2007, acendeu a luz vermelha no governo e levou o presidente Lula a convocar uma reunião de emergência para rever as táticas de combate à ação de madeireiros na região. Dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) denunciam a derrubada de 3.235 quilômetros quadrados de floresta no período, um recorde desde o início do monitoramento em tempo real, há quatro anos. Como esse sistema só registra cerca de 40% da área devastada, o governo estima que o estrago tenha chegado a 7 mil quilômetros quadrados no período. Há três anos, o governo comemorava sucessivas reduções no desmatamento. A lista é encabeçada por Mato Grosso, que ceifou 53,7% do total, Pará (17,8%) e Rondônia (16%). A estiagem prolongada e a alta no preço de commodities como carne e soja foram apontadas como as principais vilãs do novo aumento da devastação. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou que trabalha com duas possibilidades: a antecipação de derrubadas programadas, por causa da falta de chuvas, ou o aumento real do desmatamento. Os 7 mil quilômetros quadrados perdidos equivaleriam, em apenas cinco meses, a 60% de todo o desmatamento registrado entre agosto de 2006 e julho de 2007. Por isso, o governo trabalha com a probabilidade de aumento no próximo balanço. Marina Silva defendeu a política de combate aos madeireiros, mas admitiu a necessidade de reforçar o controle. Até sexta-feira, Marina deve publicar uma portaria com o nome de 31 dos 150 municípios que mais devastam e que terão as autorizações para a derrubada de árvores suspensas, conforme decreto editado no mês passado. Ambientalistas atribuíram a nova alta no desmatamento à falta de controle sobre a expansão do cultivo de soja e da criação de gado na Amazônia. O diretor do Projeto Amazônia da ONG Conservação Internacional, acusou o governo de não exigir contrapartidas ambientais. (com informações Clicrbs)

SUCESSO DO PAPA-PILHAS

Um belo exemplo de ações que envolvem poder público, entidades privadas e a sociedade civil. Entre janeiro e outubro de 2007, o papa-pilhas, programa do Banco Real, da Smam e com a participação efetiva da comunidade, contribuiu para reduzir o lançamento de 12 toneladas de pilhas no lixo comum. Desde 2005, uma equipe da Smam desenvolve o controle específico de atividades para minimizar o impacto de resíduos sólidos no solo, como pneus, material hospitalar, lâmpadas fluorescentes e pilhas. A campanha papa-pilhas, consiste em recolher pilhas e baterias e destiná-las à reciclagem. Se for depositado em lixões e aterros sanitários, o material pode vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e aos animais.

MORTE POR CONTAMINAÇÃO?

Circula na internet um caso sobre a ocorrência de 3 mortes de pessoas que utilizaram madeira de um poste de transmissão elétrica para dar continuidade ao fogo do churrasco que estavam fazendo, desconhecendo que os mesmos são tratados por autoclave, utilizando-se o cobre, o cobalto e o arsênico no processo. A volatização do arsênico contaminou a carne e os três acabaram morrendo envenenados. As empresas que efetuam o processo de autoclave atendem todas as exigências ambientais, não comprometendo o meio-ambiente. O problema é que a vulgarização do uso da madeira assim tratada poderá trazer problemas pela falta de informação, uma vez que não pode ser serrada ou furada sem recolhimento dos resíduos e nenhum alimento deve ser cultivado próximo aos locais de implantação de postes ou outros elementos confeccionados com esta madeira. A queima é totalmente proibitiva porque a simples inalação dos gases poderá ser fatal. A madeira tratada é de fácil identificação pois adquire uma coloração esverdeada decorrente do óxido de cobre e não comporta a formação de fungos ou líquens como as não tratadas. Estou verificando a veracidade das informações sobre a morte a morte das pessoas, mas fica o alerta sobre a toxicidade do material.

QUERO UM BICHO

O Projeto Esperança Animal (PEA), de São Paulo, criou um site para anunciar animais recolhidos pelos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) de todo o país e que poderão ser adotados. No site www.queroumbicho.com.br, você pode escolher o Estado e a cidade para poder salvar mais um animalzinho das ruas. Animais que seriam mortos, mesmo em perfeitas condições de saúde, passarão a ter mais uma chance de serem adotados e viverem felizes. O novo serviço, lançado agora em janeiro, pode ser utilizado em todo o território nacional. Para participar do Q1B, basta o responsável pelo CCZ acessar o site www.queroumbicho.com.br e seguir as instruções. Existem quatro manuais disponíveis para download, direcionados aos Órgãos Públicos, ONG’s, Estabelecimentos Comerciais e também Pessoas Físicas interessadas em ajudar, além de uma carta de apresentação para que todos possam divulgar essa poderosa ferramenta em sua cidade. Hoje, 17 cidades já estão cadastradas no sistema, sendo 3 capitais: Rio de Janeiro, Florianópolis e Cuiabá. O pioneiro foi o CCZ de Guarulhos que, após aderir ao Q1B, observou aumento significativo na procura por animais. No Q1B (apelido do site), os animais aptos à adoção serão divulgados com fotos e detalhes como comportamento, cor, raça, sexo, idade e os dados de contato para os interessados em adotar.

DESPERDÍCIO DE ENERGIA

De acordo com reportagem do jornal O Globo, um dos maiores problemas do nosso país continua sendo o desperdício. Neste caso, enquanto existem rumores de um possível apagão energético, dados oficiais revelam que o Brasil desperdiça 10% de toda a energia gerada. Entre os responsáveis por este percentual estão os hábitos errados, a falta de programas educativos e o preço dos produtos que geram uma economia maior. O desperdício chega a quase R$ 10 bilhões, o equivalente ao consumo das residências de Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Lamentável.

UNIÃO FAZ LICITAÇÃO PARA CONCESSÃO FLORESTAL

Pela primeira vez no Brasil, o governo abriu uma licitação de concessão florestal para que empresas possam explorar a área de forma sustentável. A Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, recebeu 19 propostas, de oito concorrentes, que serão analisadas seguindo os critérios de preço e socioambientais, sendo esses últimos de maior peso. A sessão de abertura dos envelopes de habilitação e de propostas ocorreu na sede do Ibama, no dia 9 de janeiro. As proposições dos concorrentes poderão ser incluídos em projetos sustentáveis, como os ligados a produtos madeireiros ou a atividades como o turismo ecológico. O vencedor de cada unidade assinará um contrato de 40 anos, no qual estão incluídos tanto a conservação, quanto a exploração da área. O dinheiro arrecadado com a concessão será empregado na fiscalização, monitoramento e controle da região. Pelo menos 70% será revertido ao Instituto Chico Mendes, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, ao estado de Rondônia e aos municípios onde se localizam as áreas manejadas. A Floresta Nacional do Jamari possui cerca de 220 mil hectares. Desses, 96 mil foram divididos em 3 unidades - com 17 mil, 33 mil e 46 mil hectares - e então licitados. O objetivo para a divisão com diferentes tamanhos era para dar oportunidade a produtores de diferentes escalas. Os outros 60% serão explorados de outra forma, como para uso comunitário, conservação integral e mineração. O diretor do Serviço Florestal Brasileiro acredita que o leilão foi um sucesso. "Foram vários concorrentes, inclusive consórcios de pequenas e médias empresas, e interessados em todas as unidades de manejo", explica. No total, 14 empresas entraram na disputa e responderão por critérios técnicos divididos em quatro temas: maior benefício social, menor impacto ambiental, maior eficiência e maior agregação de valor local. Os técnicos do Serviço Florestal Brasileiro analisarão os documentos para verificar se as empresas inscritas estão aptas para a disputa. Os nomes das aprovadas deverão ser divulgados ainda em janeiro. (com informações Planeta Sustentável)

SC E OS PONTOS IMPRÓPRIOS PARA BANHO

O relatório semanal de balneabilidade, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta sexta-feira, mostra que 55 pontos avaliados no Litoral de Santa Catarina são considerados inadequados para os banhistas. Grande Florianópolis continua com 23 pontos impróprios em suas praias. Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Itajaí, Laguna, Palhoça e Piçarras são os destaques positivos do relatório, com todos os pontos liberados. Navegantes, ao contrário, está com todas as praias impróprias para o banho. A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona os pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição — os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março. (com informações ClicRbs)

ZONAS VERDES NA ALEMANHA

A partir do começo desse ano, os carros que não tiverem um adesivo de identificação simplesmente não podem andar em alguns trechos da cidade, chamados de “zonas verdes”. A multa pra quem desrespeitar essa nova lei é de cerca de 120 reais (40 euros) e alguns pontinhos na carteira. A polícia até prometeu pegar leve nos primeiros meses, mas depois não vai ter jeito. Essa identificação é um adesivo que mostra que o seu carro está em ordem e não está poluindo mais do que deveria (coisa muito comum aqui no Brasil, onde os carros velhos e sem vistoria estão por todos os lados). Por enquanto três cidades alemãs já aderiram a esse novo sistema de zonas verdes: Berlim, Colônia e Hanover. A idéia é que Stutgart, Frankfurt, Munique e mais 14 cidades comecem a trabalhar com essas zonas ainda em 2008. Até 2010 as leis de emissão na Alemanha serão cada vez mais rígidas. Os berlinenses esperam que até lá, mais de 15% do trânsito da cidade seja composto por ciclistas! E essa nova lei de trânsito não é só para os alemães, então se você pretende passar férias lá, com direito a aluguel de carro, é bom entrar no site das Zonas Verdes” para saber como se adequar e não ter de pagar multas por excesso de poluição. (com informações Superinteressante)

NASA DIZ QUE 2007 FOI O SEGUNDO ANO MAIS QUENTE DO SÉCULO

Climatologistas do Goddard Institute for Space Studies (GISS) da Nasa descobriram que 2007, junto com 1998, foi o segundo ano mais quente num século na Terra. Pesquisadores do instituto usaram dados de temperaturas das estações de tempo em terra, medições por satélite das temperaturas marinhas desde 1982 e informações enviadas por navios nos últimos anos.O maior aquecimento de 2007 ocorreu no Ártico e latitudes vizinhas. O aquecimento global teve um efeito maior nas regiões polares, e a perda de neve e gelo se transformou num maior volume de água para os oceanos, consumindo assim mais luz solar e gerando calor."Como previmos no ano passado, 2007 foi mais quente que 2006, confirmando a forte tendência de aquecimento dos últimos 30 anos. Atribuímos isso ao efeito estufa e outros gases criados pela ação humana", disse James Hansen, diretor do GISS. "É improvável, porém, que 2008 seja um ano de temperaturas mais altas. Exceto por uma erupção vulcânica, uma temperatura global recorde pode ser esperada para os próximos anos, perto do próximo El Ñino", completa.Os oito anos com temperaturas mais quentes que o GISS registrou foram após 1998, o ano mais quente do século. Apesar de ter sido encontrado um erro nas medições do GISS no começo de 2007, a falha não afetou os resultados da pesquisa do instituto para o ano. (com informações Estadão Online/Ambiente Brasil)

MENOS BIFES NA MESA

A estatística é assustadora: um em cada três bifes consumidos no país veio da região Norte. Para os carnívoros natos é dificil aceitar. Mas, pesquisadores afirmam que o preço cobrado pelo aumento do consumo nacional de carne tem sido a derrubada da Amazônia. Para constatar essa realidade basta dar uma volta pelas grandes rodovias que cortam a floresta, onde no lugar das árvores restou um horizonte infinito de pastos. A assunto foi discutida no ano passado pela revista Época, e voltou a ser foco de debates nessa semana. O relatório "O Reino do Gado" produzido pela ong Amigos da Terra, já causou polêmica em todo o mundo. A questão principal são os empréstimos de bancos nacionais que estariam "patrocinando" o aumento descontrolado do gado, e conseqüentemente mais desmatamento. A falta de critérios para recuperação dos 70 milhões de pastos abandonados também é outro ponto levantado pela ong. (com informações Pense Verde)

GARRAFAS PET VIRAM CARTÃO

Uma excelente iniciativa do Banco do Brasil, que acaba de contratar uma empresa que vai substituir todos os cartões eletrônicos dos correntistas por versões feitas com plástico PET reciclado. O material de garrafas de refrigerante será processado e transformado nos cartões comuns, com os mesmos poderes financeiros que os atuais. Hoje, o PET das velhas garrafas já é reaproveitado em vestuário esportivo, carpetes e fibras de vassoura. Mas a nova vida do PET nos cartões eletrônicos abre o maior campo para reutilizar o material. Deve estimular a coleta seletiva das garrafas descartadas. E evitar que o PET vá para os lixões e córregos.Depois do anúncio do Banco do Brasil, fontes de um dos maiores bancos privados do país afirmaram que a instituição também vai anunciar ainda esta semana a adoção dos cartões de PET. (com informações Pense Verde)

INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Continuam abertas as inscrições para a chamada de projetos em rede - que gerem conhecimento e negociação de políticas públicas - sobre o uso sustentável, a preservação e a conservação da Mata Atlântica. A seleção foi lançada em outubro do ano passado pelo Programa de Projetos Demonstrativos (PDA) do Ministério do Meio Ambiente. O apoio financeiro - que disponibilizará R$ 2,32 milhões, doados pelo banco alemão KfW - contempla projetos pequenos (que poderão receber até R$ 70 mil) ou grandes (até R$ 350 mil). "Vamos iniciar a análise dos projetos já apresentados - mas, na medida em que forem se esgotando os recursos, suspenderemos a seleção", afirma Zaré Brum, da secretaria técnica do PDA. A chamada está disponível no site do ministério, na página do programa (www.mma.gov.br/pda).Podem solicitar recursos do PDA Mata Atlântica as ONGs com atuação na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, em parceria com instituições públicas. A rede deve ser integrada por projetos PDA apoiados em cada região. As propostas devem contemplar a sistematização, o monitoramento, a consolidação e a difusão das informações e dos conhecimentos produzidos - pelos integrantes das redes - dentro das linhas temáticas estratégicas do PDA: agroecologia, comercialização, beneficiamento, serviços ambientais, gestão participativa de unidades de conservação e ecoturismo ou turismo rural. A partir desses conhecimentos, as redes devem propor políticas públicas - como, por exemplo, mecanismos de mercado que viabilizem a inserção de núcleos produtivos inovadores e ambientalmente sustentáveis.O objetivo da iniciativa é contribuir para a elaboração de instrumentos e metodologias que fortaleçam as relações entre o Estado e a sociedade na construção e aperfeiçoamento de políticas socioambientais. Esta é a primeira chamada de rede para a Mata Atlântica, mas o PDA já investiu R$ 1.358.669,00 no apoio a cinco projetos semelhantes na Amazônia. (com informações MMA)

CONVÊNIOS PARA A GESTÃO DO LIXO URBANO


O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano, assinou convênio com a prefeitura de Bagé, no Rio Grande do Sul, para ampliar o aterro sanitário do município e viabilizar a criação do primeiro consórcio intermunicipal para gestão de resíduos sólidos no Estado. Serão investidos quase R$ 2,1 milhões na ampliação das células do aterro e na aquisição de equipamentos de coleta e operação. O aterro sanitário de Bagé foi construído em 2001 com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente e já está com sua capacidade quase esgotada. Os novos investimentos _ R$ 1.573.972,00 de recursos orçamentários do MMA e R$ 524.657,00 da Prefeitura _ permitirão não apenas restituir a capacidade de atendimento do município mas também receber resíduos sólidos das cidades vizinhas. Sem dispor de estruturas apropriadas, alguns municípios da região de Bagé, no sul do estado, são obrigados a transportar o lixo em caminhões por distancias superiores a 300 quilômetros, até aterros sanitários de Porto Alegre. A criação do consórcio intermunicipal está em fase de formatação e foi pré-requisito da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano para a assinatura do convênio. A SRHU priorizou, ano passado, ações visando instrumentalizar os estados e municípios para a gestão do lixo urbano e prepará-los para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está em fase final de tramitação no Congresso e pode ser sancionada ainda no primeiro semestre deste ano. Além da Prefeitura de Bagé foram assinados convênios, com este fim, com os estados do Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. (com informações MMA).

N.A. Existem diversos programas do governo federal, para ações ambientais das prefeituras, que muitas vezes não são realizadas pela inércia do poder público municipal. A falta de planejamento e de estrutura prejudica a captação de recursos para o meio ambiente, saneamento, saúde...

RETORNANDO

O joelho ainda impede movimentações maiores, as muletas ainda são um acessório necessário, mas as férias e as licenças acabaram e estamos de volta, como já podem ver nos posts abaixo. Que em 2008 as atividades em defesa do meio ambiente estejam na consciência de todos.

NOVO TEXTO DO DECRETO

Foi publicado novo decreto alterando o n.º 3.179/99, que é o DECRETO Nº 6.321, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2007. Esse decreto dispõe sobre ações relativas à prevenção, monitoramento e controle dedesmatamento no Bioma Amazônia, bem como altera e acresce dispositivosao Decreto nº 3.179, de 21 de setembro de 1999, que dispõe sobre aespecificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivasao meio ambiente, e dá outras providências. Vale dar uma conferida no site http://www.presidencia.gov.br/legislacao/

LIXEIRAS DISTRIBUÍDAS EM CAPÃO DA CANOA

De acordo com o site da FEPAM, 500 lixeiras (tonéis) serão distribuídos para os veranistas depositarem seus resíduos na praia - ou seja, quase metade de janeiro e ainda não estão em uso. Falei com alguns comerciantes da praia que, por sua própria conta, tiveram de disponibilizar tais tonéis. Comerciantes esses que tiveram sua atuação reduzida em razão da ação da FEPAM e do Ministério Público da União, com seus quiosques praticamente limitados a um balcão. Porém, atividades mais chamativas tem seus espaços cada vez maiores nas praias. Ao meu ver a culpa é de todos. Dos comerciantes que não se organizam, do Poder Público local que não dá o suporte, dos órgãos fiscalizadores que foram extremamente rigorosos com os pequenos, mas com os demais têm atuação mais branda. Bom tema para debate.