WWF PUBLICA RELATÓRIO AMBIENTAL

É possível atender a demanda energética global de maneira limpa e sustentável até 2050 e evitar que o planeta sofra ainda mais com as mudanças climáticas. Esta é a conclusão do novo relatório da Rede WWF, intitulado Soluções Climáticas: a Visão do WWF para 2050, lançado globalmente nesta terça. O documento indica que as tecnologias e as fontes de energia sustentáveis conhecidas e disponíveis atualmente são suficientes para vencer o desafio de deter o aquecimento do planeta. Ainda há tempo suficiente para desenvolvê-las e empregá-las.

O relatório apresenta uma combinação de seis soluções para atingir o crescimento estimado da demanda por serviços energéticos e, ao mesmo tempo, evitar os impactos mais perigosos das mudanças do clima, com a utilização de fontes de energia que social e ambientalmente benignas. As medidas de curto prazo incluem diminuir a demanda por energia aplicando técnicas de eficiência energética, o que poderá reduzir anualmente até 39% a demanda projetada de energia.

Neste cenário, o combate ao desmatamento é crucial para o sucesso, pois possibilita reduções rápidas e de curto prazo nas emissões de gases do efeito estufa garantindo o tempo necessário para as mudanças no modelo energético. O desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis, como o álcool, o biodiesel e a aplicação ordenada de tecnologias de baixa emissão são apontados como estratégias de médio prazo e devem estar em vigor pleno até 2020.

– No entanto, os próximos cinco anos são absolutamente importantes. Se esperarmos mais de cinco anos para tomarmos as decisões necessárias, talvez seja tarde demais para iniciarmos este processo de transição sustentável capaz de impedir um aquecimento global maior que 2ºC – afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil – Mas é claro que uma transição dessa magnitude no modelo energético precisa ser conduzida de forma a refletir a diversidade de prioridades e interesses das diferentes comunidades de todos os países.

A contribuição do Brasil para o documento Soluções Climáticas: a Visão do WWF para 2050 contou com o subsídio da Agenda Elétrica Sustentável 2020. Lançado em setembro de 2006, o estudo prevê economia de R$ 33 bilhões para os consumidores, diminuição no desperdício de energia de até 38% da expectativa de demanda, geração de 8 milhões de empregos e estabilização nas emissões dos gases causadores do efeito estufa. Além disso, promete afastar os riscos de novos apagões se o cenário Elétrico Sustentável for aplicado no Brasil até 2020.

WWF

Nenhum comentário: