DESASTRE AMBIENTAL NA RÚSSIA


Autoridades russas realizaram uma grande operação de resgate nesta segunda-feira (12) na foz norte do mar Negro, a fim de salvar tripulantes e conter danos ambientais após uma tempestade ter afundado ao menos quatro navios e partido ao meio um pequeno petroleiro. Três corpos foram encontrados na praia perto de Tuzla Spit, área de terra que sai da costa russa em direção à Criméia ucraniana, informou a agência de notícias "Interfax". O Ministério de Emergências da Rússia disse que ao menos outros oito marinheiros estão desaparecidos.
A tempestade de domingo (11) rompeu o pequeno petroleiro russo Volgoneft-139, perto do porto ucraniano de Kerch, provocando o vazamento de ao menos 1.300 toneladas de combustível. Uma autoridade russa descreveu o incidente como "desastre ambiental". A mesma tempestade, em estreitos entre o Mar Negro e o Mar Azov, também afundou ao menos quatro embarcações, três carregando enxofre e uma com carga de fragmentos de metal. Segundo autoridades russas, os navios na região foram alertados a tempo sobre fortes tempestades, mas alguns capitães teriam ignorado o aviso.

O Ministério de Emergências russo disse que seis outros navios ficaram encalhados, embora estes não carregassem petróleo. 165 integrantes de equipes de resgate salvaram 35 tripulantes e procuram os outros desaparecidos. Autoridades ressaltaram que as temperaturas baixas podem fazer com que o petróleo afunde, em vez de boiar, tornando mais difícil encontrá-lo e dispersá-lo.

N.A Responsabilidade civil objetiva – risco integral em razão da atividade potencialmente causadora de dano ambiental... lamentável que ocorram acidentes desse porte no mundo, que nos deixam com uma sensação de derrota, por tudo que nos é caro e pelo que defendemos.

Nenhum comentário: