LULA SANCIONA MP 458 PRATICAMENTE NA ÍNTEGRA
CARLOS MINC EM PORTO ALEGRE
O Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc esteve em audiência pública na Assembléia Legislativa do RS para debater alterações no Código Florestal Brasileiro. Com o auditório lotado de ambientalistas e agricultores, o debate foi acalorado em que vários políticos e representantes de entidades manifestaram suas opiniões. A questão gira em torno da necessidade de averbação da reserva legal e a multa aplicada em quem não cumprir tal determinação, das distâncias de cursos d'água das áreas de preservação permanente, da incorporação no cômputos das apps no montante de reserva legal e da realização do zoneamento ecológico econômico para definição e correções de distorções em nível regional. Foi apresentada uma proposta conciliatória - que poderá vir a ser transformada em MP - para os pequenos produtores, mas outros setores - especialmente os representados pela FARSUL - não saíram satisfeitos. Estive lá e pude presenciar um grande debate político e que não apresentou grandes novidades em matéria de alterações do Código Florestal, mas tão somente em situações específicas de pequenos produtores, apesar do Minc afirmar que "estava sendo construído um acordo histórico no RS". Em breve, volto a falar mais do tema.STF CONFIRMA PROIBIÇÃO DE IMPORTAR PNEUS USADOS
A legislação que proíbe a importação de pneus usados é constitucional. A decisão é do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por maioria dos votos, julgou parcialmente procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 101.A ADPF 101 foi proposta pelo presidente da República, por intermédio da Advocacia Geral da União, questionando decisões judiciais que permitiram a importação de pneus usados. A AGU pedia ao Supremo a declaração da constitucionalidade de normas em vigor no país que proíbem essa importação. O governo utilizou como principal fundamento o artigo 225 da Constituição Federal (CF), que assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, ameaçado pela incineração e pelo depósito de pneus velhos. Os ministros do Supremo julgaram parcialmente procedente o pedido contido na ADPF 101, nos termos no voto da relatora Carmem Lúcia, vencido o ministro Marco Aurélio que a julgou improcedente. (com informações STF)
DECISÃO DO TJRS SOBRE POLUIÇÃO SONORA
"DIMINUI" O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA
LEI ANTIFUMO SUPENSA EM SP
ADORADORES DE VIRA-LATAS PRECISAM DE AJUDA
ADOTE UM CÃO DO SÍTIO! Além da ajuda para o compressor, o importante é encontrar um novo lar para os cachorrinhos que são abrigados no sítio. Adotar um bicho é uma experiência fantástica. Cães adotados, principalmente os adultos!, são extremamente gratos ao dono e serão sempre fiéis e carinhosos. Os bebês da foto abaixo estão para adoção. Contato: Paula, paulargs@bol.com.br/ (51)842.723.76. ".
BALANÇO DA CAMPANHA CLIENTE CONSCIENTE
JF/RS DECLARA NULAS LICENÇAS PARA HIDRELÉTRICAS
MUNICÍPIO É RESPONSÁVEL SOLIDÁRIO POR DANO AMBIENTAL EM LOTEAMENTO CLANDESTINO
PROCURADORIA QUESTIONA CÓDIGO AMBIENTAL/SC NO STF
ADOTE UM CÃO DA ALPA - SÃO LEOPOLDO/RS
SUPERMERCADOS SUSPENDEM COMPRA DE CARNES
PROIBIDO INÍCIO DE OBRAS DE BARRAGEM NO RS
PROTESTE CONTRA A MP 458/09
"Presidente Lula, Sou a favor da Amazônia e do desenvolvimento sustentável. Por isso, peço os seguintes vetos à MP 458/09:
Artigo 2, incisos II e IV , Artigo 7, e , Artigo 13
Presidente Lula, promova o desenvolvimento sustentável. E não a destruição da Amazônia!" (com informações do WWF Brasil)
DOAÇÃO DE RAÇÃO PELO TWITTER
SUSPENSAS OBRAS DE CONDOMÍNIO POR FALTA DE LICENÇA AMBIENTAL
CRUELDADE CONTRA OS ANIMAIS
RETIRADA 350 T DE LIXO DO RIO TIETÊ
HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O DIA - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O tema do Dia Mundial do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza. Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono. Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA. http://www.unep.org/billiontreecampaign/portugueseTJRS SUSPENDE CAPINA QUÍMICA EM MUNICÍPIO DO RS
ESTADO DO RS E GM DEVERÃO APRESENTAR COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Em decisão liminar, o Juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre Martin Schulze determinou que a General Motors do Brasil - GM, o Estado do Rio Grande do Sul e a FEPAM providenciem execução da compensação ambiental pela implantação do Pólo Automotivo em Gravataí, operando desde junho de 2000. A compensação consiste na criação e manutenção de unidades de conservação, segundo projeto elaborado pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A ação foi proposta pelo Ministério Público, sob a alegação de que, apesar de estar operando desde 2000, a montadora não concluiu a compensação ambiental. Chamou atenção para o fato de que, apesar disso, o Estado e a GM estão em tratativas para ampliar a unidade de Gravataí. Para o Juiz, os diversos entes envolvidos não observaram o cumprimento das medidas corretivas ao longo de quase de 10 anos de atividades da GM. Apontou que a responsabilidade pelos danos ambientais cabe a quem os provoca e a quem tem proveito da ação danosa, no caso a montadora, beneficiada diretamente, e o ente estatal, de forma indireta. Afirmou que também deve ser responsabilizada a FEPAM - a quem cabia a fiscalização - uma vez que não tomou nenhuma medida para fazer cumprir o indicado pelo próprio órgão. O Estado deverá incluir no Orçamento de 2010 os valores necessários, hoje equivalente a mais de R$ 3,9 milhões. À GM caberá, no prazo de um ano, integralizar a mesma quantia. Até que seja integralizado no mínimo 0,5% do total do empreendimento, a FEPAM fica impedida de expedir qualquer nova licença de renovação ou ampliação para GM e/ou Governo do Estado relacionada ao Complexo. Em caso de descumprimento, a Fundação e seu Diretor-Presidente que expedir a licença arcarão com multa de R$ 500 mil. O processo é o n.º 10901084305. (com informações TJRS)
