GOVERNO DARÁ ANISTIA PARA DESMATADORES?

Vamos esperar para quem ganha a queda de braço relatada na ZH, conforme notícia abaixo. O governo Lula parece demonstrar o seu real compromisso com o meio ambiente...

Para tentar reduzir o desmatamento na Amazônia Legal, o governo planeja dar anistia a quem derrubou ilegalmente a floresta. Pela medida em estudo, empresas e agricultores poderão manter 50% das fazendas desmatadas, voltar à legalidade e ter direito ao crédito agrícola oficial se aceitarem recuperar a floresta dos outros 50%. Se a decisão for adotada, o governo vai legalizar 220 mil quilômetros quadrados de Amazônia desmatada ilegalmente. A obrigatoriedade estabelecida no Código Florestal, de manter reserva legal correspondente a 80% do imóvel, podendo desmatar 20%, segue valendo para quem não derrubou a mata ou adquirir propriedade nova.

Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não trabalham com qualquer proposta de anistia para desmatadores nem para a redução da reserva florestal na Amazônia ou qualquer outra localidade. Ela disse que a posição do ministério também será repassada aos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado. Ela garantiu que todas as forças do Ministério do Meio Ambiente e do governo estão voltadas para combater as práticas ilegais e para a redução do desmatamento, mesmo em períodos de estiagem prolongada, de aumento de preços de commodities ou ano eleitoral.

Nenhum comentário: