REAPROVEITANDO ÁGUA DA CHUVA

Uma das grandes possibilidades para evitar o desperdício de água e ajudar a preservar os nossos recursos hídricos, é reaproveitar a água da chuva. Para isso, é preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável. Algumas empresas, oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável. (com informações Planeta Sustentável)


7 comentários:

Anderson Clunk - kid disse...

Alexandre,

sabe de algum incentivo do governo estadual ou federal, para projetos residenciais de reaproveitamento da água da chuva??

AB disse...

Para reaproveitamento da água não tenho certeza. Ontem estava falando com um colega da construção civil que me informou que o governo federal, no PAC, tem incentivos para projetos de energia solar (mas só tenho essa informação não confirmada). Em POA, projetos que tenham reaproveitamento de água têm previsão de benefícios tributários.

Anderson Clunk - kid disse...

Somente em POA, nada extendido ao interior do estado??
Tenho a construção de minha casa para iniciar e gostaria de ter captação de água da chuva.Então me lembrei de possíveis incentivos para tais projetos.

AB disse...

NO RS? Acho que não tem nada. Mas vou fazer uma pesquisa se tem algo do gênero. Inclusive com o meu parente, Dep. Burmann, que poderá encaminhar um projeto nesse sentido. Apesar de que não adianta muito, pois os incentivos só podem ser propostos pelo Executivo. Mas vale a tentar.

Anderson Clunk - kid disse...

Exatamente no RS, mas agradeço a atenção e o apoio,
que já deveria existir partindo do federal.
Muito obrigado.

Anônimo disse...

será que essa aguá por não ter cloro não ser tratada, sendo armazenada não apodrece ou coisas semelhantes

NL#!10**** disse...

um blog muito interesante sim senhor

Parabens