PORTO ALEGRE É A SEGUNDA CAPITAL MAIS POLUÍDA


Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o nível de poluição em Porto Alegre está o dobro acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São Paulo continua sendo a mais poluída, e a capital gaúcha fica em segundo lugar, seguida de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.

A OMS recomenda que a concentração de material particulado fino no ar não ultrapasse os 10 microgramas por metro cúbico. Segundo o estudo, feito pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP, entre maio e julho, a média ficou em 22,25 microgramas em Porto Alegre. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Meio Ambiente e patrocinada pela Fundação Hewlett.

A única coisa que fiquei em dúvida, pela notícia publicada na ZH, é se a matéria refere-se ao ar da cidade, ou são consideradas outras variáveis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre; entrei no seu blog procurando por essa notícia no google. Como um dos responsáveis pela coleta de dados da qualidade do ar em POA, posso lhe afirmar que essa notícia não passa de mera especulação, no máximo resultado de um experimento mal feito pela USP, que deve ter coletado o material particulado em apenas um ponto da cidade, quando esse tipo de coleta deve ser feita através de uma rede de montitoramento. Existe uma rede de monitoramento em POA ela é composta por estações da FEPAM e da SMAM; as estações da SMAM encontram-se ainda em processo de reativação, então não há dados suficientes para afirmarmos se POA é a segunda capital mais poluída ou não, qualquer afirmação a respeito é mera especulação.

AB disse...

Espero que os órgãos ambientais competentes possam publicar seus dados para confrontar a pesquisa da USP - aparentemente, universidade de capacidade reconhecida -, mas de qualquer forma, no momento que tivermos novas informações voltamos ao debate.