"PIQUETE ECOLÓGICO" NO PARQUE DA HARMONIA

Com patrocínio da empresa Rossi Engenharia, o piquete funcionará durante o Acampamento Farroupilha, de 10 a 20 de setembro, das 14h às 21h. No piquete serão oferecidos cursos, palestras e visitas orientadas para escolas pré-agendadas. Interessados em agendar visitas podem fazer contato pelo telefone 3289-2215.

Para construção da estrutura e revestimento do Piquete Ecológico foi usado eucalipto de manejo florestal. Para os fechamento verticais, costaneiras, material considerado sobra. Para cobertura, telhas feitas com embalagens tetrapak e cobertura verde. A iluminação é passiva, através de janelas na cobertura. Uma cisterna fará a captação da água da chuva, a partir da cobertura de tetrapak, como fonte alternativa de água para fins não potáveis. Associada à cisterna, existirá um "flow form" (para oxigenação da água) que conduzirá a água excedente até um lago com plantas aquáticas.

No local ainda existem uma varanda em bambu, espécies frutíferas e nativas, espaço externo circular com fogo de chão (representativo), além espaço ao longo do percurso externo com banners explicativos e demonstrativos sobre o tema sustentabilidade. Um forno de barro construído no local se baseia em diretrizes da sustentabilidade ambiental, social e econômica, aplicadas à habitação. O uso do forno confere conforto térmico à edificação. Complementando o ambiente, há uma espiral de ervas, que são jardins cultivados em espaços otimizados, onde se tem o maior número de plantas no menor espaço possível. (com informações SMAM)

Nenhum comentário: