EU NÃO SOU DE PLÁSTICO


No próximo dia 12 será lançada, no Porão das Artes, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, a campanha "Eu não sou de plástico", pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). A idéia é incentivar as pessoas a usar apenas sacolas reutilizáveis como alternativa às plásticas, seguindo a tendência mundial. para chamar a atenção para a seriedade do tema, com um certo glamour, a Secretaria convidou a consultora e crítica de moda Lilian Pacce para fazer a curadoria do evento. Ela, então, chamou mais de 100 estilistas brasileiros - entre eles os das grifes Alexandre Herchcovitch, Carlota Joaquina, Rosa Chá e Glória Coelho - para criar os modelos de materiais variados, como tecidos estampados e lonas de caminhão. Depois do lançamento no Parque do Ibirapuera, seguirão para a unidade do SENAC, na Lapa (Rua Faustolo, 1347, fone (11) 2185-9800), onde ficarão expostos durante a segunda quinzena de setembro - sem data confirmada.

Mas a campanha da Secretaria não se restringe à exposição. Seguirá divulgando outras iniciativas que já acontecem em outros países do mundo e orientará, através de outras campanhas, empresas e consumidores a diminuir o consumo desenfreado de sacolinhas. Para isso, contará com parceiros como a Associação Paulista de Supermercados (APAS), que pretende incentivar as redes de supermercado - um dos principais vilões da história - a vender sacolas reutilizáveis em seus estabelecimentos, como já faz a rede do Pão de Açúcar, por exemplo. Trata-se de um bom incentivo para que todos entendam a importância de participar desta campanha, não só pelos modelos bacanas criados pelos estilistas, mas também pela conscientização de que boa parte do consumo atual de plástico pode ser evitado. E, para isso, nem é essencial que você compre uma sacola assinada por um designer famoso. Veja, abaixo, algumas dicas:

1. Comece a usar bolsas reutilizáveis - de material ecológico e mais resistente.
2. Recuse sacolas plásticas - vendedores não pensam duas vezes antes de te oferecer uma sacolinha...
3. Reutilize as sacolas de plástico - se você não conseguir evitá-las, use e abuse: 1, 2, 3,4 ....vezes
4. Leve uma bolsa dobrável com você - no bolso, na mala.....sempre há onde usá-la para evitar mais sacolas plásticas na sua casa
5. Gaste 5 minutos contando quantas sacolas plásticas você tem em casa, dentro de armários, ou dentro de outras sacolinhas... (com informações PLANETA SUSTENTÁVEL)


Nenhum comentário: