JARDIM BOTÂNICO: 49 ANOS

O Jardim Botânico de Porto Alegre está aberto ao público desde 1958, completando no dia 10 de Setembro, 49 anos. Considerado um dos cinco jardins mais completos do País, não apenas devido à diversidade das coleções de plantas, qualificação estrutural e capacitação do seu quadro técnico e operacional, mas também por possuir uma área de 41,00 hectares e cerca de 2.500 exemplares. O lugar é uma área protegida, contendo coleções de plantas vivas, cientificamente mantidas, ordenadas, documentadas e identificadas, com finalidades científicas e educacionais.

Com uma programação intensa durante o ano inteiro, o Jardim Botânico, por suas especificidades, recebe um público bastante direcionado, atendendo principalmente a estudantes dos níveis de Ensino Fundamental e Médio, bem como universitários, pesquisadores e cientistas, além de turistas e visitantes espontâneos. O visitante estrangeiro vem ao Jardim Botânico buscando conhecer a flora local, já que o Brasil é conhecido como o país de maior diversidade biológica do mundo. Já o visitante local, busca no Jardim Botânico uma área de lazer protegida, onde as limitações de uso e acesso propiciam o convívio com a natureza, trilhas e caminhadas, permitindo atividades diferenciadas dos outros parques, praças e jardins da cidade.
O Jardim Botânico tem suas coleções divididas em dois grandes grupos: Arboretum e Coleções Especiais (embasadas). Na Arboretum, encontram-se as coleções arbóreas e arbustivas, representando os ecossistemas, grupos taxonômicos e temáticos, totalizando 25 áreas.
A conservação dos ecossistemas do Estado é prioridade para o Jardim Botânico, tal como expressa a sua Missão. Já as Coleções Especiais, assim chamadas as coleções cultivadas em vasos e geralmente em locais protegidos, são em número de onze e estão compostas por plantas de alto valor ornamental, que sofrem pressões extrativistas e antrópicas.

Programação de aniversário

– Mostra de Esculturas Natureza Morta, da artista plástica Adriana Xaplin. Dia 10/09, às 16h
– Entrega da premiação do concurso de slogans sobre Aquecimento Global, com a participação de escolas de Porto Alegre.
– Jardinação, com oficinas, trilhas, mostras interativas, apresentação de grupos vocais, atividades voltadas para a saúde. Dia 16/09, das 9h às 17h
– 1º Feira do Livro Infantil, promoção conjunta da FZB e Secraso, com apoio da Câmara Riograndense do Livro e Sindicei. De 20 a 23/09, das 9h às 17h

Horários para visitação
De 3ª a Domingos: das 8h às 17h
Coleções Especiais: 6ª feiras, das 8h às 17h.
Escolas: Reservas antecipadas pelo fone 3336. 1511 ramal 181
Viveiro de Mudas: telefone 3336. 1511 ramal 215

Rua. Dr. Salvador França, 1427 – Bairro Jardim Botânico.
Fone/ Fax: 3336 1511 ramal 193
(com informações SEMA)

Nenhum comentário: