TRANSTORNOS COM AS CHUVAS

Vendavais de até 100 km/h, chuva de granizo e inundações marcaram com destruição o fim do inverno e a chegada da primavera no Rio Grande do Sul. Os temporais registrados durante o final de semana danificaram pelo menos 1,3 mil casas e atingiram mais de 6 mil pessoas no Estado, de acordo com informações preliminares da Defesa Civil. O mau tempo ainda interrompeu ruas e estradas, derrubou árvores e provocou falta de luz em cerca de 30 mil residências, levando medo aos gaúchos.

Pelo menos seis municípios haviam decretado situação de emergência ou notificado a Defesa Civil devido à fúria dos temporais até o começo da noite de ontem: Cruz Alta, Panambi, Erval Grande, Aratiba, Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul. Nesses locais, os principais estragos foram causados pelo vento ou pela queda de granizo. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), estima-se que a ventania tenha alcançado mais de 100 km/h no Estado. De acordo com a Defesa Civil, 15 famílias de Lajeado e 13 de Estrela ficaram desabrigadas e tiveram de ser encaminhadas para locais improvisados, e centenas de pessoas tiveram de recorrer a casas de amigos ou parentes em outros municípios. Em Caxias do Sul, uma casa onde moravam três homens desabou sobre outras duas e colocou em risco uma terceira residência no bairro De Zorzi. Ninguém ficou ferido. A chuva constante fez com que a quantidade de precipitação registrada entre sábado e domingo se aproximasse ou até superasse a média prevista para todo o mês de setembro em áreas como as Missões.

Em Porto Alegre, algumas regiões acabaram submersas. O ponto mais afetado foi a Vila Nova Gleba, na zona Norte, onde o Arroio Feijó transbordou. Na Capital, a chuvarada também provocou quedas de árvores, muros e barreiras. A Avenida Protásio Alves cedeu e formou um buraco no meio da pista nas proximidades do número 8.151. A Trensurb interrompeu a linha entre as estações Farrapos e São Pedro. (com informações ZH)

Nenhum comentário: