DIA DA ÁRVORE EM SP... E POR AQUI?

No Dia da Árvore, 21 de setembro, vários órgãos estatais de meio ambiente, como a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo realizarão ações efetivas. Em SP, o chamado Mutirão Verde, promoverá cerca de 460 atividades, espalhadas em mais de 150 municípios do Estado. Todos os paulistas, e também empresas, escolas, governos municipais, ONGs e outras organizações estão convidados a participar deste grande evento pelo verde. A idéia é de que, nesta data, sejam plantadas muitas mudas e que as pessoas discutam questões ambientais e a importância da proteção de florestas e plantas. As atitividades do dia pretendem disseminar o conhecimento da população sobre a importância da preservação da cobertura vegetal, fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico: as plantas absorvem o gás carbônico, ajudam na manutenção da umidade do ar, produzem frutos, filtram a poeira e fuligem e evitam a erosão do solo - além de produzir sombra e deixar ruas, avenidas e praças muito mais bonitas.

Todos esses benefícios da conservação vegetal estão sob crescente ameaça. O que resta da formação original da Mata Atlântica no mapa de São Paulo é cada vez menor. Segundo o Inventário Florestal do Estado, entre 1962 a 1990-92, a perda de vegetação foi de alarmantes 57,13%. Atualmente, a área de vegetação natural remanescente é de 3.457.301 hectares, para todo o Estado, o que corresponde a, aproximadamente, 17% do território estadual. Muito da riqueza da fauna e da flora de São Paulo corre o risco de ser extinto. Por isso, cada atitude em prol da agenda verde pode ser de extrema importância no resultado final. Se cada paulista plantar uma árvore no dia 21 serão mais de 40 milhões de novas mudas pelo Estado. E, se cada um aumentar a sua consciência sobre o meio ambiente, o Mutirão Verde pode ter frutos que perdurem por gerações, como cada semente plantada neste dia.

E Porto Alegre? E o Rio Grande do Sul? Algumas ações existem, mas está faltando, no mínimo, senso de oportunidade para aproveitar estas datas consagradas para desenvolver projetos conscientização da população. Seguem dicas para a preservação de nossas árvores:

1 - Plante árvores, muitas árvores
2 - Proteja e cuide das árvores plantadas
3 - Ofereça carinho às plantas e não permita que quebrem suas folhas e flores
4 - Denuncie o desmatamento
5 - Organize reuniões em defesa do meio ambiente
6 - Exija mais verde nas praças. Mais praças!
7 - Adote uma árvore
8 - Cuide dos vasos de plantas para que não virem depósito de bitucas de cigarros
(com informações PLANETA SUSTENTÁVEL)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom!
Muito bom ler o que escrevestes.
Tomara que mais gente tome consciência da necessidade de preservar nossas árvores.