AMAZONAS E A POLÍTICA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O governo do Amazonas estabeleceu sua Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), inédita no Brasil. Com a lei, o Estado dá o exemplo para os outros e principalmente para o governo federal, que ainda não têm uma Política Nacional de Mudanças Climáticas.
Uma das inovações da lei amazonense é a instituição da 'Bolsa Floresta', incentivo destinado a famílias de ribeirinhos e comunidades tradicionais que vivem no entorno ou dentro de unidades de conservação estaduais. Mensalmente, essas famílias poderão receber dinheiro por evitar desmatamento e proteger a floresta coletivamente. Os recursos da bolsa serão provenientes de um fundo financeiro também criado pelo governo. Na solenidade de lançamento da política, o governador frisou que esse mecanismo pretende zerar o desmatamento em unidades de conservação.
A Revista Veja dessa semana traz uma reportagem elogiando a instituição dessa política no Amazonas. Iniciativas desse porte devem ser sempre elogiadas, e que sirvam de inspiração para os demais políticos, para definir o meio ambiente como peça principal dos governos, promovendo o desenvolvimento econômico de maneira sustentável, e não de forma a beneficiar este ou aquele empreendimento.

Nenhum comentário: