ÁRVORES EM PORTO ALEGRE

Podas e remoções
Lei municipal determina que somente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) faça o manejo nas árvores da Capital. Por isso, a poda ou a remoção de árvores em terreno particular devem ser solicitadas ao órgão. O pedido deve ser formalizado no Protocolo Central da prefeitura, na Rua Sete de Setembro, 1.123, para constituir um processo administrativo. Após o requerimento ser encaminhado à Smam, a secretaria fará uma vistoria ao local onde está a árvore e avaliará qual medida pode ser adotada.
Combate à erva-de-passarinho
A erva-de-passarinho é um organismo que se alimenta da seiva bruta da árvore e se dissemina pelas fezes dos pássaros. Sua proliferação provoca a morte do vegetal. Segundo a Smam, espécies como cinamomo, ligustro e extremosa, entre outras árvores exóticas situadas em passeios com redes elétricas, apresentam maior percentual de infestação. A remoção é realizada por técnicos da secretaria especializados em biologia vegetal. A prefeitura empreende uma técnica para controle da erva, que consiste na remoção da parte principal do parasita, o "miolo", o que controla o crescimento, mas pode passar a impressão de que o vegetal permanece infestado.
Para contatar a secretaria
A solicitação para poda, remoção ou plantio de árvores em passeio público pode ser feita pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/156/arvore.html
Após o preenchimento, a solicitação é enviada à Zonal Técnica responsável pela região para análise. A remoção de qualquer espécie vegetal localizada tanto em terreno particular como em áreas públicas requer autorização da Smam. Por telefone, ligue para 156
Para adotar
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém o programa Adote uma Árvore, no qual interessados passam a cuidar de alguma muda recentemente plantada pela prefeitura. O adotante se responsabiliza por regar, adubar ou até denunciar algum tipo de vandalismo contra a planta para a Guarda Municipal. Para adotar, acesse o site www.portoalegre.rs.gov.br/smam, vá em "Arborização Urbana" e depois em "Adote uma Árvore" e clique em "Adote agora".
Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas
O Plano Diretor de Arborização Urbana é o conjunto de métodos e medidas para preservação, manejo e expansão das árvores nas cidades, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações das comunidades.
Em agosto, a Smam deverá lançar mais uma edição da Cartilha de Arborização Urbana, com informações das características da arborização em Porto Alegre, seus benefícios e orientações técnicas sobre podas e plantios.
A Capital arborizada
Os bairros mais antigos são identificados pelo predomínio de uma espécie arbórea, como ligustro no Centro e na Cidade Baixa, jacarandá no Bom Fim, Floresta e Rio Branco, cinamomo em Petrópolis, MontSerrat e Higienópolis, perna-de-moça no Moinhos de Ventos e plátanos na Boa Vista.
Nos últimos anos, a extremosa está presente em quase todos os bairros.
Nas ruas de Porto Alegre, foram encontradas 173 espécies arbóreas, dentre as quais 18 são predominantes, conforme um levantamento de março de 2000.
Estima-se que a Capital tenha 1,2 milhão de árvores em vias públicas.
Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)

Nenhum comentário: