CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Vários produtos trazem em suas embalagens a premissa de serem "produzidos de forma ambientalmente correta". Mas como podemos verificar isso? Com a certificação ambiental dos produtos. Existem mais de 30 certificadoras "verdes" no país, mas, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), essa diversidade de selos pode confundir. Por isso, repasso, com informações coletadas na Revista Vida Simples, os principais selos ecológicos do mercado conferidos por certificadoras terceirizadas:

FSC (Forest Stewardship Council): Certifica áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes, atestando que o produto vem de um processo produtivo ecologicamenteadequado, socialmente justo e economicamente viável. www.fsc.org.br.
ISO 14001: Certifica que o sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor.É verificado que, em sua operação, a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental): certifica prédios e outras edificações, sendo concedido a edificações que minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção quanto na de uso.
Rainforest Alliance Certified: Certifica produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás, comprovando que os produtores respeitam a biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo. É auditado no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). http://www.imaflora.org/.
ECOCERT: Certifica alimentos orgânicos e cosméticos naturais ou orgânicos. http://www.ecocert.com.br/.
IBD (Instituto Biodinâmico): Certifica alimentos, cosméticos e algodão orgânicos. http://www.ibd.com.br/.
Procel: Certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, indicando os produtos que apresentam osmelhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. www.eletrobras.gov.br/procel.

Nenhum comentário: